Hospitais Santa Helena, no ABC, recebem Selos de Segurança do Paciente
Três hospitais da rede Santa Helena Saúde, localizados na região do ABC, que fazem parte da Rede Total Care da Amil, conquistaram o “Selo Segurança do Paciente 2024”. O reconhecimento é concedido pela Epimed Solutions em parceria com o Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP). Receberam o selo de qualidade os hospitais Santa Helena de Santo André e de São Bernardo do Campo, além da Maternidade Santa Helena, também em São Bernardo.
Ao todo, 24 hospitais da Rede Total Care ganharam o selo no Brasil. Ao levar em consideração outras unidades de saúde, como ambulatórios, espaços de saúde e unidades especializadas, a Amil recebeu 48 certificações em todo o país. Em São Paulo, a Rede Total Care figura no topo do ranking, com um número recorde de Selos de Segurança do Paciente. Dos 59 reconhecimentos concedidos no estado, 34 foram para hospitais e unidades de saúde da empresa.
O selo é conferido a estabelecimentos que atenderam aos critérios para promoção de boas práticas na gestão de incidentes ao realizar a notificação, classificação, investigação e tratativa de eventos adversos que possam colocar em risco a saúde e a vida dos pacientes. Os registros são feitos no sistema Epimed Monitor Segurança do Paciente, em consonância com a Resolução da Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC) 36, e a certificação 2024 é baseada em dados das redes de saúde do ano passado.
Na avaliação da diretora médica do Santa Helena das unidades de São Bernardo do Campo, Talita Costa Freire de Oliveira, o selo é um reconhecimento do esforço da equipe com a qualidade dos serviços e na mitigação de riscos à saúde e à vida dos pacientes da rede. “Estamos muito felizes por receber essa certificação. A segurança do paciente é a nossa principal preocupação. Para a população, o selo representa a garantia de que o Santa Helena Saúde preza pelo extremo cuidado em todas as etapas do atendimento”, acrescentou.
Para Ana Carla Peron Zuccoli, diretora médica da unidade hospitalar em Santo André, o selo é fruto de um trabalho contínuo de toda a equipe, que se dedica diariamente a oferecer um atendimento humanizado e de excelência. “Este reconhecimento não apenas valida nossos esforços, mas também nos motiva a continuar aprimorando nossos serviços, sempre colocando o bem-estar dos pacientes em primeiro lugar”, ressaltou.