Com mobilidade, Pixeon aprimora jornada do paciente
Distribuir conhecimento e compartilhar informação resulta em produtividade. E é justamente com essa proposta de valor que a Pixeon, empresa nacional de tecnologia para saúde, se propõe a entregar eficiência. Para isso, a companhia aposta no atendimento de ponta a ponta, desde o agendamento até a entrega de resultados, o que garante mais agilidade e segurança da informação. Com a maior base instalada da América Latina, a companhia atende cerca de 2000 instituições.
De acordo com Armando Buchina, CEO da Pixeon, é preciso olhar o mercado como um todo, observando suas diferentes segmentações. “Atendemos todo o setor da saúde: Hospitais, Centros de Radiologia, Laboratórios, Policlínicas e Centros Médicos. Conhecemos os desafios que as diferentes instituições enfrentam no dia a dia. Essa mescla de conhecimentos nos torna especialistas nos processos de todas as verticais de saúde e nos permite implementar as boas práticas em toda a cadeia”, explica.
Para o executivo, a integração dos processos é hoje o principal desafio das soluções digitais para saúde. “Garantir que a administração consiga visualizar com mais clareza questões fundamentais para o dia a dia, do faturamento e estoque até a parte assistencial, é essencial para um atendimento seguro e eficiente aos pacientes. E o que nos permite estar preparados para atender todas as necessidades do mercado é o investimento constante em inovação. Assim, conseguimos garantir o dinamismo e a flexibilidade que as transformações no setor de saúde exigem”, explica.
Recentemente, a empresa divulgou um investimento de R$ 83 milhões em P&D para os próximos 5 anos. O objetivo é ampliar as inovações e melhorias de processos e de funcionalidades, tudo baseado no conceito de aprimorar a jornada do paciente. Entre as novidades, a empresa deve buscar por soluções de mobilidade, lançando aplicativos para pacientes e profissionais de saúde, além de trazer novas soluções de inteligência artificial, como o uso de chatbots para atendimento. Em pesquisa realizada pela revista Medicina S/A, a Pixeon foi eleita uma das 25 empresas mais inovadoras da saúde de 2019.
Alta Performance
No começo de 2019, a solução de PACS (Picture Archiving and Communication System) da Pixeon foi avaliada como a melhor da América Latina em estudo realizado pela KLAS, organização norte-americana de pesquisa que monitora globalmente a performance dos fornecedores do setor. Além de recursos como reconstrução de imagens de alta performance, acesso ao histórico do paciente, protocolos de visualização e integração à maior biblioteca de apoio ao diagnóstico por imagem (Statdx, da Elsevier), o PACS Aurora conta com uma aplicação de inteligência artificial para a detecção automática de vértebras.
“O software foi treinado para identificar as vértebras em exames de coluna de tomografia computadorizada e ressonância magnética, permitindo uma localização automática e mais rápida das estruturas. Nos próximos anos, investiremos cada vez mais em soluções para análises preditivas de exames”, revela.
Buchina lembra que a melhoria dos processos clínicos, administrativos e financeiros das instituições vem contribuindo para a conquista de certificações importantes ligadas ao uso de tecnologia em prol dos pacientes. “Aqui buscamos o equilíbrio entre inovar, transformando a saúde por meio da tecnologia, e humanizar, seja na conexão com colaboradores e parceiros, seja no relacionamento com clientes. Além disso, procuramos ser o melhor parceiro possível na implementação das soluções. Para isso, ajudamos a encontrar os melhores caminhos, seguindo as boas práticas de todas as verticais”, conta.
Acesso à Inovação
Um dos mercados que mais crescem, o setor de tecnologia aplicado à saúde no Brasil ainda enfrenta um grande desafio de acesso à inovação. Ainda que a maior parte das instituições privadas já conte com ferramentas digitais, o mesmo não se pode dizer do setor público.
“A tecnologia é fundamental para aumentar a segurança dos procedimentos, além de aperfeiçoar a gestão das instituições. Mesmo com todos os desafios, estamos otimistas com relação ao crescimento do setor em 2019”.
Entre os próximos passos, a Pixeon passará por evoluções tecnológicas importantes que devem colocar os produtos em um patamar superior e melhorar a competitividade. “Com todo o investimento em pesquisa e desenvolvimento para transformar nossas soluções, planejamos crescer na casa de 2 dígitos ao ano nos próximos 5 anos”.
Telemedicina
Uma das grandes expectativas do setor tem sido a possibilidade de regulamentação da telemedicina, que pode abrir novas oportunidades tanto para os prestadores de serviços da saúde quanto para a indústria de tecnologia.
Segundo o CEO da Pixeon, a telemedicina está sendo impulsionada pelo avanço da internet, que chega a lugares cada vez mais remotos, e pelas conexões via rádio e fibra óptica. São evoluções tecnológicas que, embora não tenham nascido dentro da área da saúde, estão possibilitando que equipes médicas alcancem pacientes de outras regiões geográficas, geralmente mais afastadas e com pouca ou nenhuma assistência hospitalar. “A Central Radiológica da Pixeon, por exemplo, viabiliza a realização de laudos a distância, permitindo o acesso a imagens a qualquer hora, em qualquer lugar”.
Buchina explica que mais do que tecnologia, trata-se de uma mudança de cultura. “Acredito que será impulsionada especialmente pelo comportamento dos pacientes. Como toda mudança, o começo exige adaptações, mas sempre que temos habilidades humanas e tecnologia trabalhando para um objetivo comum, o cuidado com as pessoas, temos que esperar os melhores resultados”, conclui.