Moinhos de Vento cria ambulatório de saúde mental para atender profissionais de saúde e voluntários no RS
O Hospital Moinhos de Vento criou o Ambulatório Virtual à Saúde Mental nas Enchentes (AVISAME-HMV) para atender colaboradores do hospital, profissionais de saúde e voluntários envolvidos na assistência e cuidados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. Os atendimentos serão realizados de forma virtual por psicólogos e psiquiatras da instituição.
O ambulatório permanecerá aberto enquanto houver procura por acompanhamento. O Gerente Médico de Saúde Digital do Hospital Moinhos de Vento, Felipe Cabral, explica que os atendimentos serão baseados nas técnicas de psicoterapia breve e manejo farmacológico. “Estamos enfrentando um momento muito difícil. As tragédias geram um impacto emocional muito grande em todos os envolvidos. Por isso, queremos oferecer suporte e ferramentas emocionais para que as pessoas possam lidar com essa situação da melhor forma”, comenta.
A iniciativa surgiu da necessidade de cuidar de quem está na linha de frente, para evitar a sobrecarga emocional. “Quem está acolhendo e atendendo as vítimas das enchentes também está sujeito a impactos emocionais significativos. Nosso objetivo é contribuir para a manutenção de uma linha de frente em condições de enfrentar esses desafios”, ressalta o psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento, Alexandre Schmidt.
Cada ser humano reage de maneira diferente diante de situações adversas, baseado nas próprias experiências e estado emocional. Por isso, de acordo com a psiquiatra do Hospital Moinhos de Vento, Lorena Caleffi, é importante estar atento aos sentimentos e conversar sobre eles. “A carga emocional traz essa sensação de trauma que está todo mundo vivendo. E ver o que está acontecendo também sobrecarrega quem está ajudando diretamente às vítimas. Os voluntários precisam estar atentos aos seus limites e nós precisamos cuidar de quem está cuidando das pessoas”, orienta.
Agendamento dos atendimentos
A equipe de psiquiatras e psicólogos voluntários está disponibilizando horários semanais para os atendimentos, que ocorrerão via telemedicina. Os agendamentos poderão ser realizados pelo link aqui.