Inteligência Artificial na saúde: eficiência e redução de custo
Por Frederico God
É inegável a importância do setor de saúde para a sociedade. Todos, afinal, precisamos de cuidados médicos em algum momento. O que também é nítido, porém, é o uso inadequado do sistema de saúde pelos brasileiros, não apenas encarecendo os planos para os consumidores, mas gerando prejuízos consideráveis para as seguradoras. Para se ter ideia, no primeiro trimestre de 2023, o setor de planos de saúde registrou prejuízo operacional de R$ 1,7 bilhão, segundo a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Tomemos como exemplo alguém que vai ao pronto-socorro com uma dor no braço, que pode ter sido causada simplesmente por dormir de “mau jeito”. Protocolos podem levar a uma série de exames caros que impactam diretamente o custo dos planos de saúde. Além disso, o retorno financeiro para os médicos que atendem por planos muitas vezes não é compensador.
Então, como solucionar esse cenário? Primeiramente, reduzir as idas ao hospital e deixar que o médico exerça mais a parte clínica, aquela que começou a aprender na faculdade e foi lapidando com suas experiências de atendimentos. Uma abordagem mais clínica e menos protocolar, reduzindo visitas hospitalares e exames algumas vezes desnecessários. Isso pode, até mesmo, ocorrer por meio de um atendimento online com a complementação de procedimentos que podem ser realizados em farmácia, como aferição da pressão.
O custo é reduzido porque as idas ao hospital também são reduzidas, exames supérfluos são eliminados e os médicos podem praticar mais a parte clínica, num atendimento mais humano. E sem parecer controverso, nesse processo todo a Inteligência Artificial (IA) poderá se tornar uma grande aliada, não para diagnosticar doenças, mas para dar suporte aos médicos em suas análises e aumentar a qualidade dos atendimentos.
Antes da consulta, o paciente preencheria um formulário, uma espécie de anamnese, indicando informações como sintomas, histórico médico, eventuais doenças crônicas, entre outras. Ao iniciar a consulta, o médico já estaria munido desses dados, podendo se dedicar integralmente à prática clínica, apoiado por insights fornecidos pela IA. Em visitas futuras do paciente, as informações também já estariam atualizadas e à disposição do profissional antecipadamente.
A proposta, assim, não é, de forma alguma, substituir o atendimento médico por máquinas, mas dar mais recursos aos médicos para que eles possam atender os pacientes de forma mais efetiva, com mais qualidade, gastando menos tempo e, de fato, fortalecendo o papel do profissional de saúde com ferramentas tecnológicas avançadas.
Os hospitais só deveriam ser usados para casos graves, assim como toda a estrutura de exames teria que ser demandada apenas se houvesse uma real necessidade. O foco seria direcionar hospitais e exames para aqueles que realmente precisam, promovendo uma abordagem mais proativa do que reativa. O hospital seria voltado a quem de fato precisa dele. O foco é tratar a saúde, não a doença.
É vital, portanto, que repensemos o nosso sistema de saúde. Se ele for integrado à IA, poderemos alavancar a eficiência, reduzir custos e, o mais importante, garantir um atendimento de qualidade para todos.
*Frederico God é CEO da Efetiva Saúde e Conselheiro Consultivo da EBM Engenharia.