Universidade de Yale lança projeto para futuros cientistas brasileiros
O projeto Iniciativa Proxima, nascido na Faculdade de Medicina da Universidade de Yale (Yale School of Medicine – YSM) para transformar a pesquisa científica no Brasil por meio de projetos que promovam um ambiente inclusivo de discussão científica, está com inscrições abertas para o Proxima Symposium, evento que trará ao País membros renomados da comunidade científica global para discutirem os rumos das pesquisas, as novas descobertas, projetos de colaboração acadêmica internacional e possibilidades de desenvolvimento de carreira na área.
O encontro acontecerá entre os dias 11 e 13 de dezembro, no Centro Cultural da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, com vagas para até 100 estudantes de graduação, mestrado e doutorado de todo o País que atuem nas áreas de ciências biológicas e biomédicas. Para participantes que sejam de fora do Rio Grande do Sul, poderá ser oferecido apoio financeiro para cobrir transporte e hospedagem (benefício disponível a um número limitado de estudantes, selecionados a partir de critérios definidos pelos organizadores).
A proposta é aproximar futuros cientistas brasileiros de profissionais já reconhecidos em suas respectivas áreas, proporcionando não só a troca de experiências, como também viabilizando oportunidades de trabalhos conjuntos.
Na programação do simpósio, palestras dos pesquisadores internacionais e oficinas de desenvolvimento que abordarão práticas e estratégias de pesquisa. Os participantes brasileiros selecionados também terão a oportunidade de apresentar suas pesquisas e discutir suas descobertas com cientistas de universidades renomadas internacionais e nacionais. Haverá, ainda, sessões de consultoria profissional e networking.
As inscrições podem ser realizadas através do site. Os custos de participação podem variar desde o gratuito até R$ 450 (valor para faculdades) e estão especificados por categoria de inscrição.
O Projeto
Além do Proxima Symposium, o Iniciativa Proxima também oferece o Yale-Proxima Mentorship Program, programa anual de mentoria virtual, que busca inspirar e qualificar jovens para atuarem no mais alto nível das pesquisas. O projeto foi idealizado e é liderado pelo professor e pesquisador Marcelo Dietrich, da Yale School of Medicine, com o apoio e coordenação de Rafael Dai Prá, doutorando do Programa Combinado em Ciências Biológicas e Biomédicas, e de Gustavo Madeira Santana, PhD do Programa Interdepartamental de Neurociência, ambos de Yale.
“Nosso principal objetivo é diminuir as desigualdades de oportunidades na comunidade científica brasileira e incentivar a formação da próxima geração de líderes e pesquisadores, beneficiando nossa sociedade e comunidades locais”, afirma Rafael Dai Prá. “Nós acreditamos que a ciência deve refletir a diversidade do mundo em que vivemos”.