Congresso de Direito Médico debaterá impacto das terapias celulares
Entre os dias 23 e 26 de outubro de 2024 será realizado o XIII Congreso Latinoamericano de Derecho Médico, evento promovido pela Asolademe (Asociación Latinoamericana de Derecho Médico), em Foz do Iguaçu (PR). Com presenças já confirmadas de especialistas nacionais e internacionais, as terapias celulares e os impactos na saúde serão temas em destaque.
Nos últimos anos, pesquisas na área ganharam investimentos no Brasil. Em 2023, por exemplo, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou pesquisas clínicas com CAR-T Cell no País. Esse tratamento utiliza células de defesa geneticamente modificadas e reprogramadas, consideradas revolucionárias no tratamento contra o câncer. O objetivo dos estudos é avaliar as condições de segurança e eficácia do uso desse tipo de célula nos tratamentos de pacientes com leucemia linfoide aguda B e linfoma não Hodgkin B, recidivados e refratários.
Além disso, neste ano, o Ministério da Saúde destinou mais de R$ 205 milhões para o desenvolvimento de pesquisas desse tipo. Doze instituições foram contempladas, entre elas o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a Universidade de São Paulo (USP) e o Hospital Albert Einstein. A programação do Congresso, que já tem uma prévia disponível, abordará esse cenário inovador, que poderá melhorar a qualidade dos tratamentos médicos e do bem-estar dos pacientes.
“Vivemos uma revolução nos tratamentos médicos. As questões ligadas ao Direito Médico precisam ser analisadas e estudadas de forma mais profunda”, afirma o presidente da Asolademe, Raul Canal, ao comentar que o evento será imprescindível para a evolução das discussões teóricas. “A troca de informações entre especialistas nacionais e internacionais é fundamental, pois possibilita a formulação de novos estudos e pesquisas”, conclui.
Serviço
XIII Congreso Latinoamericano de Derecho Médico
Data: 23 a 26 de outubro de 2024
Local: Mabu Thermas Grand Resort – Foz do Iguaçu (PR)
Público Geral: inscrições aqui – estudantes de Direito pagam 50%, mediante comprovação, com o código ESTUDANTENOCONGRESO
Associado Asolademe e/ou Anadem: inscrições aqui.