Brasil sedia evento internacional de prática clínica
Erros de diagnósticos e tratamentos inadequados podem gerar danos à saúde dos pacientes, além de tornarem o sistema de saúde ineficiente e insustentável. A qualidade do cuidado assistencial não consiste em fazer nem mais, nem menos, mas o que é pertinente à condição do paciente. Como médicos e gestores devem proceder para atuar da forma mais segura, ágil e eficaz?
“Analisando e interpretando criticamente a literatura científica e aplicando-a na tomada de decisão em saúde, na formulação e implementação de pareceres técnicos, diretrizes e protocolos assistenciais. Esse é o caminho mais seguro e sustentável”, responde Suzana Alves Silva, coordenadora do Núcleo de Inteligência Médica do Hospital do Coração (HCor) e idealizadora e organizadora do Workshop Brasileiro de Prática Clínica Baseada em Evidência. O Brasil é o único país latino-americano a sediar o workshop, que chega à sua 13a edição este ano, no Portobello Resort & Safari, em Mangaratiba (RJ), de 18 a 21 de outubro.
Por meio de atividades interativas, como sessões plenárias, solução de cases e cenários, os conceitos são introduzidos com o objetivo de capacitar os profissionais para a identificação de práticas em saúde que estejam cientificamente fundamentadas e que, de fato, resultem na melhoria de desfechos que sejam relevantes para a população.
O conteúdo do workshop foi elaborado por Suzana Alves e por Peter C. Wyer (Columbia University e The New York Academy of Medicine), que também integra o corpo tutorial internacional juntamente com os colegas Gordon Guyatt (McMaster University) – o “papa” da medicina baseada em evidências – Craig Umscheid (Agency for Healthcare Research and Quality’s – AHRQ) e Eddy Lang (University of Calgary).
Lang, que recentemente foi nomeado membro da Academia Canadense de Ciências da Saúde, compartilhará insights e conhecimentos sobre uma série de tópicos críticos para a sustentabilidade e equidade do sistema de saúde, entre eles o problema dos super diagnósticos e a importância de diretrizes confiáveis. Assim como ele, Wyer, Guyatt e Umscheid também fazem parte do rol de palestrantes internacionais, que conta, ainda, com a presença do Prof Muir Gray (OAP e EXi).
O corpo tutorial nacional do workshop é formado por André Volschan (Hospital Pró-Cardíaco); Andrea Ferreira Haddad (Amil/Unimed); Fabio Antônio Tuche (UERJ); Helena Veiga Rey (Instituto Nacional de Cardiologia/INC); Isabela Cristina Volschan (UFRJ); Monica Amorim de Oliveira (Unimed-Rio/UES); Pedro Paulo Chrispim (Instituto Alicerce / HCor SP); Rodrigo Carvalho Moreira (Amil / Fiocruz); e Suzana Alves da Silva (Instituto Alicerce / HCor SP), além das bibliotecárias Mabel Figueiró (Fiocruz), Eliana Rosa (HUCFF/UFRJ) e Camila Belo (INCA).
O encontro, que será realizado com o apoio da McMaster University e contará com sessão especial da The New York Academy of Medicine (The section on evidence based health care), também terá a parceria da Elsevier, que cederá a todos os participantes o acesso gratuito ao ClinicalKey.
Serviço
Workshop Brasileiro de Prática Clínica Baseada em Evidências
De 18 a 21 de outubro
Local: Portobello Resort & Safari – BR-101, Km 434 – São Brás, Mangaratiba – RJ
Inscrições até 14/10/2022 aqui.