Hospital Alemão Oswaldo Cruz abre inscrições para Programa de Voluntariado
Neste Dia Nacional do Voluntariado, celebrado 28 de agosto, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz reforça sua importância e convida aqueles que desejam fazer a diferença a se inscreverem no seu Programa de Voluntariado, que estão com inscrições abertas. Implementado em 2020, o programa foi criado para acolher todos que desejam doar parte de seu tempo, oferecendo atendimento humanizado aos pacientes, familiares e visitantes do Hospital.
O objetivo principal do Programa é proporcionar momentos de socialização, integração e descontração, seja para pacientes internados, em procedimentos, consultas ou exames ambulatoriais.
Os voluntários atuam em diversas áreas, como oncologia, recepção e unidades de internação, desenvolvendo atividades lúdicas e recreativas, como leitura, jogos de palavras cruzadas, damas, xadrez, dominó e baralho. Além disso, eles também desempenham papel essencial no acolhimento e orientação de familiares e visitantes que circulam pela Instituição.
Segundo a analista do Voluntariado do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Sandra Medeiros, “o projeto segue os conceitos do modelo assistencial do Hospital, que preconiza um atendimento individualizado, integral e humanizado, colocando o paciente e seus familiares no centro do cuidado”.
Atualmente, 60 voluntários fazem parte do programa, doando seu tempo e energia para melhorar a experiência daqueles que mais precisam. Para se candidatar, é necessário ter mais de 18 anos e disponibilidade de pelo menos seis horas semanais. A inscrição pode ser feita pelo site do Hospital, e os candidatos passarão por entrevista individual e treinamento obrigatório de oito horas, distribuído em dois dias.
Durante essa capacitação, os candidatos serão introduzidos ao voluntariado, conhecendo as normas, rotinas, protocolos e a história da Instituição, além de ouvirem relatos de experiência de outros voluntários.
Dados da ONU indicam que, mensalmente, cerca de 862 milhões de pessoas em todo o mundo se dedicam ao voluntariado, e no Brasil, o número de voluntários ativos chega a 57 milhões, representando 34% da população adulta, segundo levantamento de 2021 do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS) e Datafolha. O Hospital Alemão Oswaldo Cruz tem orgulho de contribuir para esse movimento, oferecendo uma oportunidade única para quem deseja fazer a diferença na vida do próximo.