Hospital Unimed implanta visita virtual a pacientes com Covid
Dentre as mudanças provocadas pelo isolamento presencial, o contato com pessoas recebeu forte transformação, e no ambiente hospitalar não foi diferente. Com a necessidade de cuidarem de si e de suas famílias, muitos pacientes não têm a oportunidade de receber a visita dos parentes, ainda mais em um momento tão importante e necessário para a saúde física e emocional.
Mas uma alternativa colocada em prática pelo Hospital Unimed, da Grande Florianópolis, está encurtando distâncias e permitindo a aproximação das pessoas. Com o apoio da tecnologia, a visita do paciente ocorre virtualmente em reforço às recomendações de isolamento social e para proteger os familiares do risco de contágio.
Quem presenciou esse momento foi o paciente Mohamad Ali Younes, de 36 anos. Após ficar internado 10 dias no Hospital Unimed, ele recuperou-se da Covid-19 e pôde, enfim, receber o abraço da família. Enquanto permaneceu na unidade hospitalar, as conversas eram feitas por videochamadas, com a ajuda da equipe de médicos e enfermeiros.
Para a coordenadora de enfermagem, Cristiani Pereira, as visitas virtuais não substituem o contato físico, mas minimizam a saudade e se mostram eficazes em períodos de distanciamento social. “Nada muda a sensação de receber um abraço, mas o fato de ouvir e ver a família, mesmo que à distância, traz alívio e melhora as condições de saúde das pessoas”, diz.
De acordo com o diretor do Hospital Unimed, Gabriel Gustavo Longo, a visita virtual cumpre um importante papel preventivo e de segurança com a saúde. “Essa iniciativa foi muito bem recebida pelos pacientes internados e seus familiares. Com menos pessoas dentro da uma unidade hospitalar, menor é o risco de transmissão do coronavírus e de outros agentes de contaminação”, completa.
Desde que as visitas virtuais iniciaram em abril, todos os pacientes internados conectaram-se com seus familiares, e os encontros ocorrem diariamente.