Vera Cruz Casa de Saúde recebe acreditação ONA 2
O Vera Cruz Casa de Saúde, unidade gerida pelo Vera Cruz Hospital desde maio de 2019, recebeu a Acreditação “Nível 2 – Plena”, a segunda mais alta da ONA – Organização Nacional de Acreditação. A avaliação foi realizada pelo IBES (Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde).
Segundo Fábio Pereira Fraga, diretor-presidente do Vera Cruz Hospital, a visita de avaliação é um momento histórico e coroa o trabalho de tantos profissionais envolvidos diariamente no fornecimento de assistência segura e acolhedora. “Todo o processo de acreditação é voluntário e envolve uma decisão estratégica da diretoria para que possamos qualificar e aprimorar incessantemente nossa assistência e gestão”, detalha.
De acordo com Fraga, o objetivo não é a certificação em si, mas, principalmente, a adoção de uma metodologia de avaliação externa que possibilite uma constante evolução. “Melhorias em estrutura, tecnologia, quadro de profissionais e novos processos de qualidade e segurança têm sido nossas prioridades. O hospital desenvolve um modelo de gestão próprio, além de diversas práticas, como nossas auditorias internas de qualidade, por exemplo, baseadas no manual da ONA”, completa.
“Tudo que temos feito visa implementar uma governança robusta com sustentabilidade e evolução de processos assistenciais e de apoio. Após um ano que assumimos a direção, a pandemia chegou e, mais do que nunca, foi fundamental haver gestão de processos, definição de fluxos e compromisso das equipes. Nossos indicadores demonstram o enfrentamento à Covid-19 com fluxos integrados junto ao Vera Cruz Hospital para um atendimento padronizado e humanizado. Buscar a acreditação reafirma nosso compromisso com a qualidade e a segurança, pois envolve um processo contínuo, com reavaliação a cada oito meses”, adiciona Renan Rezende, diretor-geral da Casa de Saúde.
Diretor técnico e médico da unidade, Bruno Araújo destaca que a avaliação da ONA se baseia em evidências de práticas e resultados alcançados nos mais variados processos. “A acreditação segue o princípio do ‘tudo ou nada’ e, por isso, todos os setores devem estar no mesmo nível de maturidade, incluindo os parceiros, para que possamos oferecer uma experiência positiva a pacientes e famílias. Adotar um processo de acreditação é muito desafiador e também essencial, pois somos avaliados a partir de um olhar sistêmico e integrado. Isso nos motiva e orienta para continuar nosso caminho de excelência”, enfatiza.
O hospital possui pronto-socorro adulto com fluxos respiratórios e não-respiratórios, capacidade para 120 leitos distribuídos em unidades de internação, UTIs de alta complexidade (tanto clínicos como cirúrgicos) e serviços de terapia diagnóstica em laboratório e imagem. Em 2020, a unidade inaugurou um novo Centro Cirúrgico, além de reformas em suas instalações e acomodações de internação.