China aprova primeira vacina nasal para Covid-19
A Administração Nacional de Produtos Médicos da China (“NMPA”) aprovou a vacina recombinante da CanSinoBio para Covid-19 na forma inalável (nome comercial: Convidecia Air) para ser usada como dose de reforço. Utilizando a mesma plataforma tecnológica de vetor de adenovírus da versão intramuscular, a vacina oferece uma opção não invasiva que usa um nebulizador para transformar o líquido em aerossol para inalação pela boca.
O CanSinoBIO recebeu a aprovação de seu pedido de teste clínico em março de 2021. Estudos publicados na revista científica britânica The Lancet indicaram que a vacina pode induzir forte imunidade humoral, celular e mucosa para obter proteção tripla e conter efetivamente a infecção e disseminação do vírus. Atualmente, a companhia alcançou a produção constante de várias vacinas e estabeleceu uma cadeia de suprimentos global.
Brasil
Em março deste ano, a Biomm solicitou o registro definitivo da Convidecia na forma injetável para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), considerando o avanço da vacinação e a ampliação das faixas etárias. Após a aprovação do órgão regulador, a companhia prevê importar, inicialmente, a vacina e, posteriormente, produzi-la em sua planta biofarmacêutica em Nova Lima (MG). De acordo com a empresa, a forma inalável também poderá ser submetida à Anvisa.