Unimed Sorocaba recebe acreditação máxima RN 507, da ANS
A Unimed Sorocaba foi acreditada pela Resolução Normativa nº 507 no Nível 1 – Ouro, o mais alto dessa certificação. O reconhecimento faz parte do Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados, organizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e atesta as boas práticas na gestão organizacional e em saúde.
De acordo com o presidente da Unimed Sorocaba, Gustavo Ribeiro Neves, essa acreditação comprova que a cooperativa atende aos mais rigorosos padrões de qualidade. “A certificação RN 507 é voluntária e representa um importante reconhecimento da excelência da Unimed Sorocaba em gestão e segurança no setor de saúde suplementar, consolidando nossa posição como referência no mercado”, explica.
O processo de acreditação avaliou critérios como governança, gestão dos serviços e experiência do beneficiário. “Essa certificação vai além de um selo de qualidade. Ela reflete o compromisso da nossa cooperativa com a excelência, a transparência e a melhoria contínua de seus processos”, destaca o presidente.
Seleto grupo
Neves ressalta que com a certificação RN 507 a cooperativa integra um seleto grupo de operadoras mais bem avaliadas do país. “Aliada a outras certificações, como a Joint Commission International (JCI) e a Organização Nacional de Acreditação (ONA), a RN 507 reforça a Unimed Sorocaba como uma das operadoras de saúde mais bem avaliadas do Brasil. Esse reconhecimento é fruto do trabalho intenso da nossa equipe, que se dedica diariamente a oferecer o melhor serviço para nossos mais de 152 mil clientes próprios e 89 mil de intercâmbio. Além disso, evidencia o compromisso da nossa instituição com a transparência e a inovação no cuidado com a saúde”, conclui Neves.
A operadora foi auditada pela empresa DNV – Det Norske Veritas, entidade acreditadora reconhecida pela ANS e responsável por avaliar as operadoras conforme critérios previamente definidos pela agência reguladora. Atualmente, 18 operadoras no Brasil possuem essa certificação: 14 são Nível I (Ouro), sendo 13 delas do Sistema Unimed; 3 são Nível II (Prata), com 2 pertencendo ao Sistema Unimed; e 1 é Nível III (Bronze).
RN 507
O Programa envolve quatro dimensões: Gestão Organizacional, Gestão da Rede Prestadora, Gestão em Saúde e Experiência do Beneficiário, abrangendo 21 requisitos e mais de 160 itens de verificação. Essas dimensões contemplam todo o escopo de uma operadora. A criação da dimensão de Gestão Organizacional incentiva a adoção de boas práticas na administração, contribuindo para maior sustentabilidade e aprimoramento da qualidade na prestação de serviços aos beneficiários.