Hospital Unimed Ribeirão Preto recebe certificação por atendimento ao AVC
O Hospital Unimed Ribeirão Preto alcançou um marco importante no atendimento a pacientes com Acidente Vascular Cerebral (AVC) e hoje integra o seleto grupo de unidades reconhecidas pelo programa internacional Angels Initiative – uma ação da farmacêutica alemã Boehringer Ingelheim, em parceria com diversas instituições, que avalia e certifica a qualidade dos protocolos hospitalares voltados ao AVC em todo o mundo.
Desde janeiro de 2025, o hospital conquistou o nível Diamond, a mais alta classificação do programa, que é reavaliado trimestralmente. A certificação foi mantida também no segundo trimestre, consolidando os resultados de janeiro a junho deste ano.
A conquista está diretamente relacionada aos elevados índices de terapia de reperfusão, que variaram entre 41% e 63% nos últimos meses – desempenho muito superior à média global de 3%, considerada o parâmetro mínimo de qualidade pelo programa. Em 2024, o hospital registrou 136 atendimentos a AVC, com 43 pacientes tratados com reperfusão (por trombólise química ou trombectomia). No primeiro semestre de 2025, foram 80 casos, sendo 25 tratados com os mesmos protocolos.
Para a neurologista Soraia Ramos Cabette Fabio, coordenadora da equipe de neurologia do Hospital Unimed Ribeirão Preto, a excelência nos resultados é fruto do monitoramento rigoroso de dados, organização dos fluxos internos, capacitação constante das equipes e infraestrutura disponível, como exames de imagem 24 horas e equipe de radiologia intervencionista.
“Além de atender os casos dentro da janela de até quatro horas e meia para a trombólise, ampliamos o uso da trombectomia para situações com até 24 horas de evolução e para pacientes que acordam já com sinais de AVC, com o apoio de técnicas de ressonância”, explica a médica.
O tempo de resposta também é um diferencial: metade dos pacientes recebe a medicação para dissolver o coágulo em até 30 minutos após a chegada ao hospital, enquanto os procedimentos de trombectomia são realizados em até 90 minutos.
Outro indicador de qualidade é o acompanhamento após a alta hospitalar. Em 2024, 70% dos pacientes apresentaram pontuação de 0 a 2 na escala funcional de Rankin três meses após a alta – o que indica independência para atividades diárias. No primeiro semestre de 2025, esse índice subiu para 71%.
Angels Initiative
O programa internacional Angels Initiative realiza auditorias periódicas em mais de 100 países, com foco na padronização de protocolos, oferta de treinamentos e validação de indicadores clínicos. A certificação é dividida em três níveis: Gold, Platinum e Diamond, conforme os critérios de qualidade e organização assistencial cumpridos pelas instituições. O Hospital Unimed Ribeirão Preto já havia sido certificado com o nível Gold em 2023 e com o nível Platinum em 2024.
Cuidados e prevenção
Além dos protocolos médicos, tecnologia disponível e equipe multidisciplinar envolvida, a médica neurologista Soraia Ramos Cabette Fabio reforça a importância de a população reconhecer sinais de alerta para AVC, como formigamento em um lado do corpo, dificuldade de fala, perda de visão, desequilíbrio ou dor de cabeça intensa de início súbito. “O atendimento imediato é decisivo para reduzir sequelas. Portanto, diante de qualquer um destes sintomas acione uma ambulância ou procure rapidamente um hospital preparado para o atendimento de AVC. Evite procurar unidades de saúde ou hospitais que não estejam preparados para este atendimento”, alerta.