Unimed Florianópolis inaugura espaço voltado a Transtornos Globais do Desenvolvimento
A Unimed Grande Florianópolis inaugurou um espaço inovador que acolhe beneficiários com Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGD). O projeto, que foi concebido em conjunto com o Grupo Bem Viver, possui arquitetura voltada para a segurança e o bem-estar de crianças e adolescentes com diferentes diagnósticos de TGD, dentre eles o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao todo, são 1 mil m² com ambientes projetados a partir das necessidades desse público e equipes multidisciplinares que acolhem e atendem os pacientes e seus familiares. Além da capital, há unidades de atendimento na região continental, em Palhoça.
Segundo o presidente da cooperativa médica, Jalmir Rogério Aust, o ambiente oferece toda a estrutura necessária e oportuniza o convívio social e a integração para debates sobre a temática. “O projeto nasceu da necessidade de um local diferenciado e inovador na capital, com ambientes e equipe recomendados por especialistas”, reforça.
Métodos reconhecidos
Localizada na área central de Florianópolis, na Avenida Rio Branco, a clínica é uma parceria da Unimed com o Grupo Bem Viver e supre as necessidades de terapias e especialidades médicas de famílias que não encontravam especialistas ou tinham dificuldade de agendamento para as terapias. Para beneficiários com TEA (Transtorno do Espectro Austista), por exemplo, o paciente é acompanhado por uma equipe multidisciplinar e recebe um plano terapêutico personalizado com base na ciência ABA. Do inglês Applied Behavior Analysis, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é uma intervenção baseada em evidências científicas recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com foco em promover o ensino de habilidades para auxiliar no processo de inclusão e adaptação do indivíduo aos diferentes ambientes de interação. O desenvolvimento das habilidades é contemplado por uma avaliação inicial que estabelece objetivos que podem incluir as áreas de linguagem, comportamento, independência, movimento, dentre outras, que quando são alcançadas auxiliam no desenvolvimento global da criança.
No espaço, a linha de cuidado oferecida pela Unimed e pelo Grupo Bem Viver acompanha a trajetória do paciente, estimulando o vínculo familiar e social, bem como a autonomia e a independência. “O tratamento envolve avaliação de marcos do desenvolvimento, monitoramento diário das medidas de evolução, plano individualizado por meio da escuta da família e das necessidades do paciente, com a estrutura física que segue os padrões recomendados”, explica Danilo da Rosa Patricio, gestor em saúde especialista do Grupo Bem Viver.
A equipe na clínica acolhe os pacientes com transtorno do neurodesenvolvimento e o atendimento se estende aos familiares, para trazer o entendimento do diagnóstico e para que se sintam acolhidos em toda jornada de tratamento. Para isso, profissionais renomados, alguns com especialidade única no estado, se encarregam dos atendimentos que contemplam, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, educadores físicos, neuropsicopedagogos e técnicos comportamentais.