Unimed Fesp conquista Selo Ouro da ANS
A Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp) recebeu a certificação Selo Ouro (Nível I) na resolução Normativa (RN) 452, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o recebimento do Prêmio Empresa Pró-Ética, uma iniciativa do Instituto Ethos e da Controladoria-Geral da União (CGU), e a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) calculado pela ANS, representando a excelência em seus indicadores.
O presidente da Unimed Fesp, Eduardo Chinaglia, destaca o compromisso com o aprimoramento dos processos de gestão da operadora, enfatizando a ética nas práticas de mercado com a adoção de políticas sólidas de Governança. Segundo ressaltou o dirigente, a Unimed Fesp tem investido na criação de políticas internas para implementar e evoluir processos de gestão e de Qualidade, não apenas para atender as normas regulatórias da ANS, mas propiciar um melhor atendimento no cuidado aos beneficiários.
A auditoria de certificação da RN 452 foi realizada pela empresa acreditadora A4 Quality, em novembro de 2021. O objetivo do Programa de Acreditação da ANS — tema abordado na RN 452 — é melhorar as práticas de gestão da operadora a fim de trazer mais consistência na tomada de decisões, qualificando a prestação de serviços, induzindo a mudança do atual modelo e gerando melhorias na experiência do beneficiário. A resolução está dividida em 4 dimensões (Gestão em Saúde, Gestão Organizacional, Gestão de Rede Prestadora e Experiência do beneficiário), 21 requisitos e 169 itens, esses segmentados em: essenciais, complementares e de excelência.
Nota máxima no IDSS
A Unimed Fesp alcançou a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), pontuação calculada pela ANS com base em um conjunto de indicadores. A nota 1, alcançada pela Fesp, é a máxima possível e demonstra a excelência da Federação nas quatro dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade no Mercado e Gestão de Processos e Regulação.
De acordo com Chinaglia, a pontuação máxima reflete o investimento constante da empresa, tanto em qualidade de processos como em promoção da saúde, sempre de maneira integral, para que o cliente Unimed tenha a melhor assistência. O IDSS é parte do Programa de Qualificação de Operadoras, uma inciativa desenvolvida pela ANS para avaliação anual do desempenho das operadoras de planos de saúde.