Unimed Encosta da Serra ganha reconhecimento máximo da ANS
A mais alta distinção que uma operadora de plano de saúde pode receber no Brasil foi concedida à Unimed Encosta da Serra. A cooperativa acaba de ser certificada com o Nível Ouro no Programa de Acreditação de Operadoras, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), de acordo com a Resolução Normativa 277 (RN 277). Este reconhecimento atesta qualidade de serviços e segurança para clientes em pontos como estrutura e a operação, desempenho da rede de profissionais e nível de satisfação dos beneficiários. Atualmente, apenas 3,47% das operadoras de plano de saúde do Brasil são acreditadas. No nível ouro, o índice é ainda mais exclusivo: somente 3,26% têm o reconhecimento máximo da ANS.
Para chegar à Acreditação, a operadora é avaliada em 147 requisitos por um órgão certificador acreditado pelo Inmetro. Mas não é fácil estar apta à auditoria: há um longo processo de implementação de melhorias, registros e evidências para atender aos requisitos da RN 277.
Dentro da Unimed Encosta da Serra, esse processo se iniciou em 2015, com o ingresso no Programa Qualifica, da Unimed do Brasil, estruturado para preparar cooperativas do sistema para o atendimento à RN 277. De lá para cá, uma verdadeira revolução foi operada na Unimed Encosta da Serra e nas suas entregas à carteira de clientes: criação dos Programas de Medicina Preventiva, ações fixas de qualificação da rede prestadora e estabelecimento de um canal de comunicação gratuito 24 horas são algumas destas mudanças. “Desde que teve início o processo de melhorias para que chegássemos à Acreditação, todas as nossas pesquisas de satisfação têm mostrado índices em ascensão, ano a ano. Isso mostra a eficiência de um programa como este, em que o plano de saúde é gerenciado de acordo com rígidos padrões de qualidade”, destaca Dr. Dirceu Marílio Martins Filho, presidente da Unimed Encosta da Serra.
Para ele, um dos diferenciais desta conquista foi o engajamento das equipes. “A exemplo da conquista da ISO 9001:2015, há alguns meses, nosso grupo teve dedicação máxima. Como resultado, aumentamos a qualidade da prestação dos serviços e a solução de questões com mais consistência, segurança e agilidade”, avalia. O presidente destaca ainda o caráter de melhoria contínua da Acreditação, já que há um cronograma estabelecido de auditorias e avaliações do Nível Ouro para os próximos anos.
A conquista da Acreditação chega em um momento de grande maturidade para a Unimed Encosta da Serra, que celebra em 2018 seus 25 anos de história.
Auditoria
A auditoria que recomendou a Unimed Encosta da Serra à certificação foi feita por uma equipe auditora, liderada por Jorge Naves, da DNV GL – Business Assurance (empresa certificadora internacional autorizada pelo Inmetro no Brasil).
Alguns dos 147 requisitos do Programa de Acreditação de Operadoras
-Estabelecimento dos programas de Medicina Preventiva
– Resposta à solicitação de autorização ou não autorização em, no máximo, 72 horas
– Número adequado e a distribuição geográfica de prestadores
– Instituição de políticas de qualificação acadêmico-profissional na avaliação e seleção de médicos e prestadores;
– Segurança do paciente e confidencialidade
– Implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (no caso da Unimed ES, foi escolhida a ISO 9001:2015)
– Pesquisar a satisfação dos beneficiários para identificar a facilidade para marcação de consultas e de exames
– Divulgação imediata de qualquer alteração dos prestadores
– Ambiente que respeite a privacidade/ atendimento preferencial
– Serviço de atendimento gratuito via telefone 24h
Histórico da Qualidade
O engajamento da Unimed Encosta da Serra em programas de melhoria contínua da qualidade remonta ao ano de 2005, por meio do ingresso no Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade (PGQP). Os reconhecimentos neste programa foram a Medalha Bronze (2011) no Prêmio Qualidade RS e o Troféu Bronze no Prêmio Qualidade RS (2012 e 2013). Já no ano de 2017, a Unimed Encosta da Serra foi reconhecida com a ISO 9001:2015, norma que define critérios para a implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade, com foco na satisfação de clientes e na gestão dos riscos do negócio. Agora, com Acreditação de Operadoras – Nível Ouro, a cooperativa é reconhecida com a máxima certificação específica para sua atividade no Brasil.