Oitavo Espaço da Família Ronald McDonald é inaugurado no Brasil
Um ambiente de conforto, acolhimento e melhor qualidade de vida dentro das unidades médicas para crianças e adolescentes que vêm de cidades adjacentes e passam todo o dia no hospital. Com o propósito de apoiar as famílias a permanecerem no tratamento, o Programa Espaço da Família Ronald McDonald inaugura hoje, 1º de março, sua oitava unidade no Brasil, no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, da rede de hospitais públicos da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina com atendimento pelo SUS para Joinville e região.
O projeto, fundado pelo Instituto Ronald McDonald – organização sem fins lucrativos que atua para promover saúde e bem-estar de crianças, adolescentes e suas famílias, contribuindo para aumentar as chances ade cura do câncer infanto-juvenil no Brasil e dar suporte a outras patologias–, abrirá as portas no Hospital, com funcionamento das 7h às 17h. O espaço tem capacidade para 60 pessoas, e possui brinquedoteca, salas de atividades infantil e juvenil, área de alimentação com copa, sanitários, fraldário e guarda volumes. A estrutura de 130m² foi construída junto ao prédio do Hospital e ficará ao lado do Ambulatório.
“É com muita alegria que podemos levar esse novo espaço aos nossos pequenos pacientes e familiares na região de Joinville, em Santa Catarina. O câncer e outras doenças que atingem a infância mexem com toda a rotina familiar. Por isso, trabalhamos diariamente com o propósito de impulsionar e promover um amanhã mais saudável e com maiores oportunidades para todos. Queremos oferecer um cenário onde crianças em tratamento de câncer e outras patologias, que vivenciam uma rotina de muitas horas em hospitais, se sintam acolhidas e bem cuidadas, com infraestrutura e atividades que tornam o tratamento e tempo de espera menos desgastante.”, destaca Bianca Provedel, Diretora Executiva do Instituto Ronald McDonald.
“Nós estamos muito felizes em realizar este grande sonho! Em breve, a união dos esforços de todos vai representar ainda mais carinho e acolhimento aos nossos pacientes”, pontua a Diretora Geral do Hospital Infantil, Ir. Ivete Negreli.
Para a realização do projeto, o Instituto Ronald McDonald investiu R$ 1 milhão. O arrecadado através de doações da organização por meio da campanha McDia Feliz das edições de 2014 a 2019, que tem o Hospital Infantil como uma das instituições beneficiadas. O valor custeou a realização da obra estrutural, a aquisição de móveis e equipamentos, além da operação da área.
O Instituto Ronald McDonald faz parte do sistema beneficente global Ronald McDonald House Charities (RMHC), presente em mais de 60 países no mundo e mais de 385 unidades dos Espaços da Família. A RMHC tem como missão promover a saúde e bem-estar de crianças e jovens. No Brasil, o Instituto é o coordenador do programa Espaço da Família Ronald McDonald e atua desde o estabelecimento da parceria com hospitais, acompanhamento da implantação, obtenção da licença e gestão, garantindo os padrões de qualidade e excelência recomendados pela RMHC.
Sete unidades no Brasil
Atualmente, o Programa Espaço da Família está presente em outras 7 instituições nos estados de São Paulo, Brasília, Mato Grosso e Paraná, sendo elas: Hospital GRAACC (SP), Hospital da Criança de Brasília José de Alencar (DF), Hospital Erasto Gaertner (PR), Hospital de Câncer de Mato Grosso (MT), Hospital de Câncer de Barretos (SP), Hospital GPACI (SP) e Hospital do Itaci (SP).
Em 2021, o Programa Espaço da Família Ronald McDonald celebrou 10 anos em atividade no Brasil. Apenas no último ano, o programa acolheu mais de 10 mil pessoas e foram servidos cerca de 3 mil lanches. No último ano, o instituto investiu cerca de R$600 mil na operação das unidades pelo país.
Em 2020, em meio ao cenário da pandemia da Covid-19, os Espaços da Família tiveram suas atividades pausadas sendo utilizados para descanso dos profissionais da saúde que atuavam no enfrentamento do novo coronavírus. Atualmente, os Espaços estão voltando a receber famílias e pacientes infanto-juvenis em tratamento do câncer e outras patologias.
As chances de cura
A chance de sobrevivência média é estimada pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca) em 64%. Porém, esse percentual não é o mesmo em todas as regiões do país. Conforme o levantamento feito pelo Inca, enquanto as chances médias de sobrevivência nas regiões Sul são 75% e na região Sudeste são 70%, nas Região Centro-Oeste, Nordeste e Norte elas são 65%, 60% e 50% respectivamente.