Startup identifica futuros pacientes crônicos por meio de IA

Mauro Silva Jr

Em 2018, depois de 15 anos de atuação na área de medicina preventiva, Mauro Silva Jr decidiu que era hora de buscar novos ares e encontrar a solução para um problema que viveu de perto. Médico por formação, viu o hábito que o brasileiro tem de buscar tratamento depois que as doenças se manifestam. Foi dessa experiência que ele fundou, em março de 2020, a Truvio, healthtech que dobrou de tamanho durante a pandemia.

“A maior motivação que tive foi a relação direta com o paciente. A medicina preventiva nunca foi valorizada no Brasil e as pessoas costumam buscar ajuda depois que o problema se agrava. Durante muito tempo, acompanhei doentes que já não tinham chances de cura, muitas vezes por condições que poderiam ter sido evitadas”, comenta Mauro Silva Jr.

Em meados de 2018, com a visão que adquiriu na área médica, começou a idealizar o que hoje é a Truvio, uma startup focada em identificar futuros doentes crônicos por meio da Inteligência Artificial. Na prática, o sistema desenvolvido por Mauro com a ajuda de outros dois sócios consiste em uma plataforma de inteligência artificial alimentada por meio de dados coletados das pessoas (são utilizados questionários). A partir dessas informações, é possível identificar quem pode desenvolver doenças mais graves e auxiliar na prevenção.

“Conseguimos, por exemplo, descobrir se alguém pode desenvolver diabetes e outras comorbidades por meio dos hábitos alimentares. Contamos com uma equipe de médicos, nutricionistas e psicólogos que auxiliam neste processo, inclusive no atendimento”, comenta.

Ao cuidar da saúde dos colaboradores de forma preventiva, as empresas têm conseguido contingenciar os gastos com planos de saúde, uma vez que os reajustes são calculados com base na utilização do último ano e no tipo de atendimento usado. “Quando os funcionários utilizam menos o serviço de pronto atendimento, que é mais caro, os custos da operadora de saúde são menores, o que pode ajudar em uma renegociação com preços mais atrativos para o ano seguinte”, explica.

Planos de expansão

Em outubro de 2020, a empresa foi selecionada para fazer parte do Eretz.bio, programa de incubação de startups do Hospital Albert Einstein e viu o número de colaboradores sair de quatro para dez no primeiro semestre. Por outro lado, registrou aumento de 400% no faturamento em 2020 chegando a R$ 1.8 milhão. Este ano, a previsão é que este volume chegue a R$ 7.5 milhões.

Para 2021, Mauro conta que a meta é reforçar o core business já que as operadoras de saúde foram autorizadas a reajustar os preços dos planos depois do congelamento de 2020.

“Hoje, além de ajudar a saúde das pessoas, temos conseguido contingenciar os aumentos com as operadoras. Com os próximos aumentos, a tendência é que o nosso papel siga ainda mais relevante no mercado”, finaliza.

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