Covid: Teste detecta separadamente anticorpos IgM & IgG em 27 minutos

Uma das maiores queixas dos profissionais de saúde em relação a diversos tipos de testes sorológicos de Covid-19 disponíveis é a alta incidência de resultados falsos-negativos ou falsos-positivos. Isso porque nem sempre esses produtos têm um bom nível de sensibilidade e especificidade, duas variáveis importantes para mensurar e identificar a precisão diagnóstica.

A fim de suprir essa lacuna, a bioMérieux, empresa de diagnóstico in vitro, disponibiliza no Brasil a tecnologia do teste sorológico VIDAS SARS-CoV-2, que detecta, separadamente, os anticorpos IgM & IgG com a máxima precisão, possibilitando uma gestão mais detalhada e segura do paciente.

No caso do Teste IgM, a sensibilidade é de 100% e a especificidade é de 99.6%. Para o Teste IgG, a sensibilidade é de 96.6% e a especificidade é de 100%. A sensibilidade é a capacidade de um teste de identificar, dentre as pessoas com suspeita da doença, aquelas realmente doentes, enquanto especificidade é a capacidade do mesmo teste ser negativo nos indivíduos que não apresentam a doença investigada.

Outro diferencial é a possibilidade do resultado em 27 minutos. “Entre as vantagens para os laboratórios estão a possibilidade de usar um teste de alta confiabilidade (tecnologia ELFA – Enzyme Linked Fluorescent Assay) e um sistema robusto e de fácil utilização”, afirma a biomédica e gerente de Novos Negócios da bioMérieux, Rita de Cássia Sant’Anna.