Telessaúde é o presente e será o futuro para as clínicas médicas
Por Rogério Vieira
Com o avanço da tecnologia, a gestão de clínicas médicas tem se beneficiado cada vez mais de ferramentas digitais para otimizar processos e melhorar a experiência dos pacientes ao longo de sua jornada. Ferramentas de gestão e assistentes virtuais, agora atrelados ao ChatGPT, ganham mais espaços dentro das clínicas, automatizando tarefas e ajudando os profissionais a alcançarem uma performance melhor.
Uma gestão digitalizada entrega, além de tudo, diversos benefícios não só para o cliente como também para as próprias clínicas. De acordo com um estudo realizado com a base de clientes da Linx, centros médicos que têm seu atendimento digitalizado apresentam crescimento de 8% em sua receita.
Para aumentar o número de pacientes e receita, a clínica precisa quebrar o paradigma e o conservadorismo e se abrir para o novo, como implantar o teleatendimento e o agendamento online. A clínica não precisa, necessariamente, fazer 100% da sua rotina virar “tele”, mas é importante já ir se acostumando e liberando aos poucos esse tipo de prática que, como disse, não é o futuro, mas o presente. Isso, por si só, atrai novos públicos, além de dar uma nova opção aos pacientes já fidelizados.
O teleatendimento não precisa de uma superestrutura ou de grandes investimentos. Um bom computador, microfone e ambiente silencioso são os fatores essenciais para começar a adaptação a esse novo modelo de atendimento. É importante lembrar que o médico não precisa, necessariamente, de um novo ambiente para realizar a teleconsulta, mas, sim, o próprio consultório, entre suas consultas físicas. O mais legal disso tudo é que o agendamento online somado ao teleatendimento faz com que o custo de aquisição do cliente seja relativamente menor, o que melhora a margem dos médicos.
Com o assistente virtual disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, os pacientes podem obter informações e agendar consultas em horários mais convenientes para eles. Isso pode reduzir a frustração de ter que esperar por atendimento durante o horário comercial da clínica.
No entanto, é importante destacar que o atendimento digital não deve substituir completamente o atendimento humano na clínica. O assistente virtual pode ser útil para tarefas administrativas e de atendimento, mas os pacientes ainda precisam do contato pessoal com os profissionais de saúde para um atendimento completo e eficaz.
*Rogério Vieira é diretor executivo da Linx.