Telessaúde é o presente e será o futuro para as clínicas médicas

Por Rogério Vieira

Com o avanço da tecnologia, a gestão de clínicas médicas tem se beneficiado cada vez mais de ferramentas digitais para otimizar processos e melhorar a experiência dos pacientes ao longo de sua jornada. Ferramentas de gestão e assistentes virtuais, agora atrelados ao ChatGPT, ganham mais espaços dentro das clínicas, automatizando tarefas e ajudando os profissionais a alcançarem uma performance melhor.

Uma gestão digitalizada entrega, além de tudo, diversos benefícios não só para o cliente como também para as próprias clínicas. De acordo com um estudo realizado com a base de clientes da Linx, centros médicos que têm seu atendimento digitalizado apresentam crescimento de 8% em sua receita.

Para aumentar o número de pacientes e receita, a clínica precisa quebrar o paradigma e o conservadorismo e se abrir para o novo, como implantar o teleatendimento e o agendamento online. A clínica não precisa, necessariamente, fazer 100% da sua rotina virar “tele”, mas é importante já ir se acostumando e liberando aos poucos esse tipo de prática que, como disse, não é o futuro, mas o presente. Isso, por si só, atrai novos públicos, além de dar uma nova opção aos pacientes já fidelizados.

O teleatendimento não precisa de uma superestrutura ou de grandes investimentos. Um bom computador, microfone e ambiente silencioso são os fatores essenciais para começar a adaptação a esse novo modelo de atendimento. É importante lembrar que o médico não precisa, necessariamente, de um novo ambiente para realizar a teleconsulta, mas, sim, o próprio consultório, entre suas consultas físicas. O mais legal disso tudo é que o agendamento online somado ao teleatendimento faz com que o custo de aquisição do cliente seja relativamente menor, o que melhora a margem dos médicos.

Com o assistente virtual disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, os pacientes podem obter informações e agendar consultas em horários mais convenientes para eles. Isso pode reduzir a frustração de ter que esperar por atendimento durante o horário comercial da clínica.

No entanto, é importante destacar que o atendimento digital não deve substituir completamente o atendimento humano na clínica. O assistente virtual pode ser útil para tarefas administrativas e de atendimento, mas os pacientes ainda precisam do contato pessoal com os profissionais de saúde para um atendimento completo e eficaz.


*Rogério Vieira é diretor executivo da Linx.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.