Regulamentação: Telemedicina veterinária é avanço público
Por Jihan Zoghbi
O Brasil é o país com o maior número de veterinários ativos no mundo, com mais de 161 mil profissionais, segundo dados do Conselho Federal de Medicina Veterinária. O mercado cresceu cerca de 20% após a pandemia e movimenta quase R$ 60 bilhões por ano no país. A expansão desse segmento fica ainda mais fortalecida com a recente regulamentação da telemedicina veterinária.
O maior desafio, no entanto, está em prestar um atendimento mais acolhedor e próximo da realidade dos cuidadores, pois na maioria dos casos, o pet é visto como um membro da família e há muitos animais que auxiliam em tratamentos terapêuticos, como em casos de reabilitação e na melhora da saúde mental. Por isso, cada passo dado em direção à modernização do setor, com tecnologia e inovação, é um avanço público.
Assim como no atendimento por telemedicina em hospitais e clínicas, a prestação de serviços no campo veterinário requer sensibilidade, ética e protocolos bem específicos. E vale seguir o exemplo da telerradiologia veterinária, que já é regulamentada há quase uma década no Brasil, e serve de referência nesse momento de transição. Muitos pets já foram salvos com o uso dessa ferramenta, que se fortaleceu ainda mais após 2020.
Foi com a possibilidade de receber e analisar imagens à distância que os hospitais veterinários conseguiram aprimorar a gestão de suas equipes — e passaram a avaliar os casos em qualquer localização, por dispositivos móveis. Emitir laudos, de forma ágil e confiável, permitiu aos cuidadores visualizarem os resultados dos exames online, para iniciar o tratamento mais indicado. Além disso, o uso da nuvem, para armazenar as informações, tem sido uma solução mais sustentável e segura.
Agora, com a telemedicina autorizada pelos órgãos responsáveis, o setor tem tudo para crescer, de maneira estruturada e humanizada. A implantação do serviço já caminha a passos largos em diversas regiões. Os testes com avaliação de todos os lados — veterinários, cuidadores e pets — garantirão um atendimento de excelência. Nessa construção, baseada no respeito e na transparência, todos ganham. É uma questão de saúde e também de união e de solidariedade.
*Jihan Zoghbi é CEO da Dr. Tis.