Telemedicina da Lar e Saúde atinge 100% de resolução
O volume de consultas feitas via telemedicina em 2021 deve crescer 5% em todo o mundo, segundo estima a pesquisa “Previsões em Tecnologia, Mídia e Telecomunicação“, da Deloitte. Isso significa que serão mais de 400 milhões de atendimentos médicos realizados por vídeo, algo cinco vezes maior do que 2019.
A Lar e Saúde, empresa de atendimento domiciliar, segue essa tendência desde maio de 2020, quando iniciou a pandemia do coronavírus, e já consegue, por meio de seu programa próprio de telemedicina, atender 100% das necessidades dos pacientes que fizeram uso do serviço. Como resultado, identificou que todos os pacientes que foram atendidos pelo modelo revelaram satisfação com os resultados.
Em atividade desde maio de 2020, o programa de telemedicina da empresa conta com um protocolo seguro que permite fazer uma triagem e identificar os pacientes que são elegíveis para o atendimento via telemedicina. “Nosso objetivo é promover a saúde e o bem-estar do paciente utilizando as melhores práticas da telemedicina responsável”, explica Rafael Bruzamolin, Gerente Médico da Lar e Saúde.
A teleconsulta é realizada através de uma sala de videoconferência digital segura gerada pelo sistema Cisco Webex (“HIPAA Compliance”). Por padrão, o serviço usa um modelo de segurança de várias camadas com certificação ISO. Além disso, todos os dados de pacientes seguem as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que estabelece diretrizes importantes e obrigatórias para a coleta, processamento e armazenamento de dados.
Hoje, pelo protocolo da empresa, o atendimento por telemedicina tem sido direcionado a pacientes em assistência domiciliar e internação domiciliar, para o gerenciamento do tratamento e da reabilitação pacientes com doenças crônicas, como por exemplo a Doença de Alzheimer ou para o telemonitoramento diário de doenças agudas, como os casos leves a moderados de Covid-19 que estão em tratamento domiciliar.