Pesquisa mostra que telemedicina é uma das grandes apostas em 2021

Entre as mudanças trazidas pela pandemia de Covid-19 para a área da saúde, a telemedicina se destaca. A modalidade de consulta à distância foi aprovada pelo governo em março de 2020, visando evitar aglomerações nas clínicas e hospitais, facilitar o atendimento e agregar no relacionamento entre médico e paciente.

Rapidamente, pacientes e profissionais da saúde enfrentaram barreiras comportamentais e aderiram à ferramenta. Hoje, prestes a completar um ano em exercício, a Doctoralia, maior plataforma de agendamento de consultas do mundo, já registra quase 700 mil marcações de atendimentos remotos na plataforma.

De acordo com o Panorama das Clínicas e Hospitais 2021, um estudo realizado pela Doctoralia, e pelo TuoTempo, um avançado sistema de relacionamento com o pacientes, a telemedicina impactou de forma positiva a rotina das clínicas de saúde e chegou para ficar. O documento completo, que contou com a participação de 340 profissionais de diversos centros médicos do Brasil, pode ser conferido gratuitamente em https://clinicas.doctoralia.com.br/panorama-das-clinicas-e-hospitais-2021/baixar.

“A pandemia acelerou a transformação digital não apenas na saúde, mas em todos os setores. E a telemedicina veio para facilitar o atendimento, encurtando a distância entre o médico e o paciente, proporcionando mais segurança e autonomia nessa jornada de cuidados”, conta Cadu Lopes, CEO da Doctoralia.

O Panorama das Clínicas e Hospitais 2021 mostra que:

  • Mais de 70% das instituições entrevistadas disponibilizavam o atendimento via telemedicina quando a pesquisa foi aplicada, entre setembro e outubro de 2020. Desde a sua regularização, a modalidade se mostrou como mais uma forma de cuidado com o paciente e a área de saúde não teve outra opção a não ser aderir à digitalização.
  • Além disso, 24% já realizam a prática plenamente e 48% tiveram adesão de parte dos profissionais. Somente 28% das instituições de saúde ainda não disponibilizam o atendimento online.
  • A telemedicina é um caminho sem volta: cerca de 65% dos entrevistados afirmaram que continuarão a oferecer ou pretendem implantar a telemedicina em suas clínicas mesmo após a pandemia, caso a prática siga regulamentada.
  • A telemedicina oferece um universo de possibilidades, principalmente na hora da escolha da ferramenta para realização do atendimento. Na pesquisa realizada, mais da metade das clínicas e hospitais (51%) ainda opta por plataformas de vídeo tradicionais gratuitas como – Zoom, Skype, WhatsApp ou Google Meet – mesmo que elas possam colocar em risco fatores como segurança, armazenamento de dados, produtividade e experiência do paciente.

Sempre de olho nas tendências do momento e com o intuito de oferecer ferramentas seguras aos centros médicos, a Doctoralia conta com o Doctoralia Clínicas e o CRM TuoTempo, soluções integradas que são utilizadas por 45% dos centros médicos entrevistados. Por meio delas, todas as etapas da telemedicina são realizadas em uma única plataforma: agendamento, confirmação da consulta, envio do link para acesso, prescrição digital de medicamentos, solicitação de opiniões após o atendimento, entre outros pontos.


Mais informações sobre as soluções oferecidas pela Doctoralia podem ser encontradas em www.clinicas.doctoralia.com.br e o estudo completo clicando na imagem abaixo:

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