Telelaudo recebe acreditação PADI de Diagnóstico por Imagem
A Telelaudo, empresa em telerradiologia do Brasil, recebeu a acreditação PADI – Programa de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do Brasil, concedido pela Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem (CADI) do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR). O PADI é reconhecido pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da OMS (Organização Mundial de Saúde), que certifica mundialmente organizações acreditadoras.
Para receber o PADI, a empresa passou por um processo detalhado de auditoria, em diversas áreas, com duração entre seis e oito meses, que leva em consideração diferentes fatores, como atenção aos requisitos do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), integração e integridade dos dados, segurança dos profissionais e infraestrutura. Para começar a avaliação, são submetidos uma série de documentos da empresa, como alvará da vigilância sanitária, inscrição no CRM, inscrição do responsável técnico no CRM, inscrição no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), entre uma série de outros.
“A Telelaudo sempre se preocupou com qualidade, tendo a saúde do paciente como foco. Somos a primeira e única empresa de telerradiologia a receber o PADI, o que é muito importante para nós e nos traz um grande orgulho. A acreditação reconhece nosso profissionalismo e competência, ajudando a atrair novos radiologistas e talentos para a equipe”, afirma Flavio Lanes, fundador e CEO da Telelaudo.
O processo de auditoria começa com a avaliação técnica das imagens e laudos pelas comissões de especialidades médicas do CBR. Para continuidade no processo, é admitido um percentual de 10% de reprovação baseado no total de exames enviados. Depois são feitas auditorias, por profissionais treinados e especializados na área, seguindo a Norma PADI. Nas auditorias são avaliados todos os aspectos dos serviços de radiologia e diagnóstico por imagem, desde a estrutura física e os equipamentos até a formação dos profissionais e os processos que envolvem o atendimento aos pacientes, do agendamento à entrega de laudos, sempre com foco na qualidade e segurança.
Ruy Guimarães, Coordenador da CADI (Comissão de Acreditação em Diagnóstico por Imagem do CBR), pontua que este é o início da busca por acreditação e aumento da qualidade dos serviços de radiologia: “Observamos um aumento muito grande do interesse por programas de acreditação. O PADI criou uma onda de desejo e interesse, tanto para gestores, como para médicos. Estamos vendo inclusive a procura de estudantes de medicina, interessados no programa de acreditação. Criou-se uma onda da qualidade dentro do setor de radiologia. Isso fará com que a população brasileira seja a maior beneficiada, por poder contar com a prestação de serviços de qualidade”.
“Agora temos o Colégio Brasileiro de Radiologia certificando o nosso trabalho, o que é de grande relevância para nossa empresa. Sempre prezamos pela qualidade e o ideal seria que todo o mercado fizesse o mesmo que nós, assim todos seriam beneficiados: médicos de outras especialidades, pacientes e hospitais”, conclui Lanes.