Tecnologia ajuda hospitais a reduzirem o tempo que gastam com burocracia

Por Vinicius Lima

Hospitais são corporações complexas e compostos de uma variedade de competências superior ao observado na maioria das empresas, pois além do objetivo nobre de trazer ao paciente o melhor tratamento para sua enfermidade, estas corporações precisam fazê-lo de forma sustentável, cuidando da segurança de seus pacientes e funcionários, entregar um serviço de hotelaria de qualidade, alimentar pacientes e trabalhadores, lidar com comunicação, fazer pesquisa de qualidade, administrar equipamentos de alta sensibilidade, administrar todo o tipo de burocracia jurídica e lidar com a escala de trabalho de milhares de colaboradores para que a operação funcione corretamente 24 horas por dia o ano inteiro.

A tecnologia chegou para transformar positivamente o setor hospitalar brasileiro. Em detrimento da pandemia, ocasionada pelo Coronavírus, muito se pensou acerca da necessidade da transformação digital nas áreas administrativas das instituições de saúde pelo Brasil. Afinal, os recursos tecnológicos, além de permitirem um melhor tratamento dos pacientes, também possibilitam a redução do tempo gasto com questões administrativas e burocráticas.

Desde então, esse movimento de transformação digital tem acontecido de modo acelerado e ocasionado inúmeras melhorias para o setor de saúde brasileiro. O uso de tecnologia mudou, definitivamente, a forma como as instituições de saúde organizam seus processos. Agora é possível implementar recursos como a telemedicina, análise preditiva hospitalar, o prontuário eletrônico e as escalas de trabalho digitais para melhorar a vida e o dia a dia de profissionais da saúde e pacientes, de forma exponencial.

A partir disso, separei quatro exemplos claros sobre como a tecnologia vem ajudando os hospitais a reduzirem o tempo que os profissionais da saúde gastam com questões burocráticas:

  • 1) Telemedicina

Apesar de não ser um conceito novo no mercado, a telemedicina tem sido muito utilizada e comentada nos últimos meses. Por meio de recursos tecnológicos, inúmeros hospitais e clínicas especializadas em diferentes segmentos têm disponibilizado consultas médicas, realizado diagnóstico de pacientes e desburocratizado o alcance da opinião especializada e flexibilizando o trabalho destes profissionais.

Seu uso tem sido bastante comum em especialidades como, por exemplo, a psicoterapia, a nutrição e a medicina do trabalho.

  • 2) Prontuário eletrônico integrado a novas soluções

Soluções de prontuário eletrônico já são comuns em Hospitais, porém cresce muito o número de soluções verticais do tipo SaaS (Software como Serviço) que se integram ao já conhecido prontuário eletrônico para estender e complementar suas funções.

Essa ampliação de serviços pode vir, por exemplo, estendendo o registro de de um prontuário até a comunicação entre médico e paciente realizada normalmente de forma informal em aplicativos de chat, ou trazendo discussões e fóruns médicos de grupos de Whatsapp para plataformas estruturadas onde o Hospital como instituição pode se beneficiar desse registro.

Observa-se também a utilização de inteligência artificial que se pluga ao prontuário eletrônico com o objetivo de revisar e apontar erros ou inconsistência em inserções de dados, evitando assim o desenrolar deste erro para a qualidade da assistência.

  • 3) Escalas de trabalho online e em tempo real

As escalas de trabalho são utilizadas para organizar a equipe de profissionais da saúde segundo as necessidades da instituição de saúde para a qual foram contratados. Uma plataforma digital para escalas pode ajudar no dimensionamento da escala mensal e diária, levando em consideração a competência e as peculiaridades de cada setor, economizando assim horas de raciocínio de gestores para gerar a escala ótima.

Com esse tipo de solução, é possível dar previsibilidade ao revezamento do trabalho de profissionais de saúde, flexibilizar a troca de folgas ou turnos e dar a tranquilidade jurídica para a empresa hospitalar, visto que o compliance com as regras e leis do trabalho são verificados e impedidos pelo próprio sistema. O que, em suma, evita conflitos na agenda, garante um melhor funcionamento da equipe e mais qualidade de vida para os profissionais.

  • 4) Assinaturas Digitais

Com o avanço da pandemia, os profissionais administrativos em empresas de todos os setores tiveram que rapidamente se adequar para o home office. Porém, especialmente para os Hospitais, por estarem no epicentro do combate à crise, o ritmo de contratações de funcionários e fornecedores e a movimentação de pessoas foi o mais intenso já visto na área. E estes processos continuaram, porém, para manter a segurança em tempos de distanciamento social e sem vacinação, o suporte para este fluxo foi completamente digitalizado e a assinatura de documentos e a oficialização de contratos passou a ser realizada inteiramente via plataformas digitais.


*Vinicius Lima é CEO do Escala.

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