techtools e Governo do Paraná lançam plataforma de telessaúde
O Governo do Estado do Paraná e a techtools health innovation anunciaram um novo serviço de atendimento de saúde. Intitulado Saúde Online Paraná, a plataforma de telessaúde conectará pacientes e profissionais da saúde de forma personalizada. Entre as ferramentas disponíveis destaca-se o uso de Inteligência Artificial para a autoavaliação de saúde, incluindo risco para Covid-19, além de agendamento e realização de teleconsultas.
Segundo Jeff Plentz, fundador do grupo techtools, o Saúde Online PR é uma contribuição valiosa para poder apoiar o Estado não somente no enfrentamento da pandemia da Covid-19, mas também na gestão da saúde da população. “Reunimos as melhores tecnologias de certificação de identidade, triagem, Inteligência Artificial e telessaúde para que o Estado do Paraná possa ter um melhor controle de seus casos de coronavírus e de outras doenças. Com base nestes dados acurados e precisos, será possível a gestão das políticas de saúde pública de forma ainda mais assertiva, com a vantagem de engajar a comunidade na vigilância participativa”, comenta o executivo.
O aplicativo chega ao sul do Brasil por conta de uma demanda da Superintendência Geral e Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). “Essa ferramenta vai beneficiar a saúde física e mental da população paranaense, permitindo o acompanhamento de relatórios e indicadores integrados sobre a situação da pandemia no Estado”, afirma o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Bona, destacando melhorias no processo de tomada de decisões estratégicas, por parte do Governo do Estado.
No aplicativo, disponível inicialmente para Android na Google Play, será possível acessar informações oficiais sobre o novo coronavírus e receber atendimento de profissionais da saúde com plantão 24 horas, tanto para buscar orientações relacionadas à Covid-19, quanto para outras doenças. A plataforma localiza as unidades de saúde mais próximas do paciente e apresenta informações sobre atendimentos.
Quem for cadastrado no aplicativo pode ainda incluir os familiares que não possuem dispositivos móveis com acesso à Internet. Depois do cadastro, os pacientes passam por uma triagem rápida, selecionando as seguintes opções: Suspeita de Covid-19; Retorno de Covid-19 positivo; e Contato com Covid-19 positivo.