1 a cada 3 pacientes do SUS em SP já usa saúde de forma digital
Um em cada três pacientes do SUS na cidade de São Paulo já usa a saúde de forma digital. É o que aponta balanço feito com base nos dados do aplicativo e-saúdeSP, ferramenta da Prefeitura de São Paulo criada em 2020, logo após o início da pandemia de Covid-19. Segundo a Duosystem, empresa responsável pelo desenvolvimento da plataforma digital, o e-saúdeSP atingiu a marca de 2,3 milhões de usuários cadastrados em dois anos, o que representa 30% da população SUS-dependente na capital paulista. A solução também ultrapassou mais de 12 milhões de acessos no período.
Através do e-saúdeSP, os cidadãos da cidade de São Paulo podem contar com todos os seus dados clínicos e seu histórico de passagens pelo Sistema Único de Saúde (SUS), como laudos de exames laboratoriais e de imagem, consultas e receitas realizadas nos equipamentos de saúde do município, diretamente no celular. Para se ter ideia, até o momento, a plataforma está em uso em mais de 1,5 mil unidades de saúde municipais para o apoio à prática de telemedicina, integrada a outros 18 sistemas, acumulando mais de 230 milhões de registros de atendimento, 40,6 milhões de exames laboratoriais e 2 milhões de exames de imagem.
Na plataforma, o usuário também tem acesso ao @covid, uma área especial que faz o acolhimento de pacientes com suspeitas ou dúvidas sobre a Covid-19 e permite ainda, a realização de uma teleconsulta com um profissional de saúde, se for indicado.
Para estimular o paciente no autocuidado, o app também dispõe do serviço “Minha Saúde”, onde o cidadão pode informar dados sobre a sua saúde, como: alergias, registros de pressão arterial e outras informações. Além disso, o e-saúdeSP conta com sua carteira de vacinação disponível na ferramenta, com o registro de todas as doses de vacinas tomadas, como a contra Covid-19, febre amarela, tríplice viral, entre outras. Já são 102,2 milhões de registros de vacinação.
Adicionalmente, o passaporte da vacina foi outro diferencial apresentado no e-saúdeSP. Para se ter ideia, durante o lançamento desta funcionalidade no app, em 01 de setembro de 2021, foram registrados mais de 37 mil novos cadastros em um único dia. A utilização da ferramenta na capital, ampliou a oferta, melhorou as condições de acesso e aprimorou a qualidade dos serviços do SUS para a população da cidade de São Paulo.
“Nossa missão é seguir aliando inteligência à tecnologia, para garantir inovação e a melhor experiência ao acesso e a gestão em saúde”, destaca o presidente da companhia, João Paulo Campi.
O alcance do projeto e-Saúde SP apresenta ampla escala de assistência a todas as unidades de saúde do município de São Paulo. Inclusive, o aplicativo foi destaque recentemente, no AI4HealthyCities 2022 (Inteligência Artificial para Cidades Saudáveis 2022), evento que aconteceu na cidade de Basiléia, na Suíça.