S.O.S. Vida recebe reacreditação pela Joint Commission
A S.O.S. Vida obteve a reacreditação pela Joint Commission International (JCI), considerada uma das mais rigorosas certificadoras da área da saúde em todo o mundo. De acordo com a empresa, a acreditação foi conquistada em 2012 e a obtenção da renovação consolida o amadurecimento da cultura de qualidade que foi um dos elementos que ajudou a empresa a se adaptar com mais facilidade aos desafios impostos pela pandemia de Covid-19 e atender ao aumento da demanda por home care.
Simara Espírito Santo, coordenadora da qualidade da S.O.S. Vida, pontua que fomentar a cultura da qualidade e segurança em uma empresa de saúde é aprimorar constantemente os processos a fim de reduzir falhas, otimizar o trabalho e facilitar ajustes nas rotinas.
“Qualidade e segurança sempre foram características necessárias às empresas de saúde. Com a pandemia de Covid-19, as instituições precisaram mais do que nunca desses atributos para enfrentar os desafios. Porém, as empresas que já cultivavam uma cultura de qualidade tiveram uma transição mais tranquila para novos processos, protocolos e às mudanças do último ano, pois a adaptação é mais rápida quando você tem processos que não engessam, mas que facilitam o trabalho diário”.
O processo de reacreditação é um aliado na manutenção da cultura da qualidade, pois ele engaja toda a equipe, promovendo um amadurecimento institucional dos processos e da melhoria contínua. Alguns dos elementos que asseguram os padrões do atendimento são, segundo Simara, gerenciamento de risco, gestão de indicadores, pesquisa de satisfação, gestão de documento e auditorias.
Simara traz o destaque para a importância das auditorias, que possibilitam o monitoramento dos protocolos, procedimentos e padrões institucionais. Dessa forma, é mantida a rotina de revisão e adaptação dos processos dentro das necessidades e em um tempo menor, pois o padrão já está desenvolvido.
Para os pacientes, isso se traduz em mais segurança e qualidade no atendimento, em função de ações que vão desde a avaliação constante do risco assistencial para mitigá-lo, acompanhamento de toda cadeia medicamentosa e atualização de protocolos conforme as necessidades.
“A reacreditação nos dá o aval de que estamos no caminho certo, conseguindo manter os padrões e excelência ao longo dos anos. Claro que isso tudo só é possível devido ao engajamento da nossa equipe, por isso precisamos destacar que ela tem papel essencial neste processo”, completa a coordenadora da qualidade.
Manutenção da qualidade
A unidade da Bahia da S.O.S. Vida é Acreditada desde 2012 e em junho/21 foi submetida ao terceiro processo de Reacreditação.
“A JCI é uma empresa reconhecida internacionalmente pelo seu alto nível de exigência. A auditora avalia mais de mil elementos de mensuração, demonstrando a amplidão do seu rigor. Nessa última reacreditação, ficaram registrados apenas cinco pontos de melhoria em nossa operação, o que destaca o compromisso de nossa equipe com a qualidade e segurança da assistência prestada pela empresa”, destaca José Espiño, presidente da S.O.S. Vida.
A unidade de Sergipe da empresa também é Acreditada desde 2018 e passará pela Reacreditação em dezembro desse ano. Além disso, a S.O.S. Vida tornou-se em 2019, a primeira empresa de home care da América Latina com um programa de Cuidados Paliativos com Certificado de Qualidade concedido pela JCI, unidade da Bahia.