Sommos DNA lança teste genético cardiológico

A Sommos DNA, plataforma de testes genéticos, acaba de disponibilizar um exame que avalia 32 genes e detecta 24 condições cardíacas, como hipercolesterolemia familiar, arteriopatias, arritmias, cardiomiopatias, incluindo genes ligados à morte súbita.

De acordo com Arthur Hernandes, gerente sênior de Negócios da Sommos DNA, com esse mapeamento genético, as pessoas poderão se cuidar mais, optar por um estilo de vida mais saudável e prevenir doenças cardiovasculares. “São condições que têm proximidade com o componente genético e com conduta preventiva, o que possibilita evitar o surgimento dessas condições ou tratar precocemente”, afirma o executivo.

De acordo com a empresa, o novo teste é a avaliação genética cardiológica mais completa do mercado nacional, o serviço é 100% digital e inclui teleconsulta com especialistas para explicar os resultados obtidos. “Sem dúvida ter esse contato com especialistas em genética para esclarecer o resultado do exame e receber o encaminhamento adequado é um diferencial da Sommos DNA,” explica Miguel Mitne Neto, biólogo, líder científico de genômica do Grupo Fleury e responsável técnico da Sommos DNA.

O novo produto chega para agregar o portfólio da Sommos DNA. Em dezembro de 2020, a plataforma lançou o mapeamento genético para analisar 30 genes associados aos cânceres hereditários de mama, melanoma, ovário, pâncreas, útero, gástrico, colorretal e próstata, que identificam mutações no DNA e sua relação com as probabilidades do desenvolvimento de doenças a longo prazo ou que podem ser herdadas.

Quem já fez o mapeamento genético oncológico em um primeiro momento poderá agregar as novas informações sobre doenças cardiológicas sem precisar de uma nova coleta. Agora, quem deseja fazer o mapeamento genético tanto para oncologia como cardiologia terá a opção de adquirir o kit Sommos Mais, que estará disponível em breve.