Sodexo lança programa para prevenir infecção hospitalar
A Sodexo anunciou o lançamento no Brasil do Protecta, programa criado com o objetivo de prevenir e combater as Infecções Relacionadas à assistência à Saúde (IRAS), mais conhecidas como “infecções hospitalares”. As IRAS, podem ser adquiridas durante procedimentos e internações em hospitais e impactam a qualidade dos serviços de saúde, principalmente no quesito segurança do paciente, visto que têm alto potencial de gerar morbidade e mortalidade.
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 234 milhões de pacientes são operados, por ano, em todo o mundo. Destes, um milhão morre em decorrência de infecções hospitalares e sete milhões apresentam complicações no pós-operatório. Estima-se que, no Brasil, a taxa de infecções hospitalares atinja 14% das internações.
Diante deste cenário, a empresa visa ser uma importante aliada de hospitais comprometidos com a saúde e a segurança de pacientes, disponibilizando as mais recentes inovações em desinfecção, com equipes treinadas e altamente capacitadas que aplicam o programa estruturado em quatro pilares: Produtos, Equipamentos, Monitoramento e Tecnologia.
Para assegurar a eficácia do processo de desinfecção, entra o Monitoramento do Protecta, que é dividido em três etapas: a primeira consiste em uma inspeção visual, com checklist específico e rigoroso de vários itens. Na segunda, é utilizado um marcador fluorescente pré-limpeza que destaca, em cada superfície, as áreas sujas. Após o processo de limpeza, estas superfícies são inspecionadas com luz negra, para verificar a eficácia na higienização. A terceira etapa consiste no monitoramento com Teste ATP, que mede a limpeza das superfícies, usando tecnologia para detectar eventual presença de matéria orgânica microbiana. Com relação à Tecnologia, toda a jornada do Protecta conta com a gestão do SoHealth Cleaning, ferramenta da Sodexo, para gerenciar o processo de limpeza e monitorar os indicadores de processos, suportar as tomadas de decisão e impulsionar melhorias contínuas.
“Nosso objetivo é ser um parceiro estratégico dos hospitais no enfrentamento de IRAS”, explica Felipe Clemente, CEO do Segmento Saúde da Sodexo On-site Brasil. “O treinamento e a capacitação dos nossos times foram desenvolvidos por especialistas em controle e prevenção de infecção e cobre temas como Higiene das Mãos, Precauções e Isolamento, Uso adequado de EPIs e Técnicas do Processo de Higienização. O objetivo é trabalhar a conscientização e visão crítica do colaborador de limpeza, educando-o sobre o seu papel fundamental para a redução das IRAS e a segurança dos pacientes”, detalha Clemente.