SOBRASP lança webinários sobre Segurança do Paciente
Ao longo do mês de abril, especialistas brasileiros conversam sobre a cultura da segurança do paciente; como os Núcleos de Segurança nos hospitais enfrentaram a pandemia e como estão agora; a experiência do paciente pelo paciente e vários outros temas em webinários e lives gratuitos promovidos pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (SOBRASP). A programação, cujo objetivo é compartilhar conhecimento e práticas seguras, divulgando iniciativas de profissionais e instituições de saúde do país, celebra o “Abril pela Segurança do Paciente”, movimento que acontece no país desde 2013 a partir do lançamento do Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) pelo Ministério da Saúde.
“É importante lembrarmos que a cultura de segurança está focada na aprendizagem com os erros, mas também com os acertos, e que os serviços precisam de lideranças proativas, responsivas às questões dos pacientes e dos profissionais de saúde, além de profundamente empáticas – habilidade cada vez mais fundamental, principalmente depois da pandemia”, destaca o presidente da SOBRASP, Victor Grabois.
Segundo ele, são esses pilares/desafios que sustentam elementos essenciais “que vão tornando a cultura da segurança tangível, palpável, real”: a comunicação e o trabalho em equipe; a segurança psicológica; adesão aos protocolos de segurança do paciente; ações para melhoria da experiência do paciente; incorporação de sentido e felicidade no trabalho; letramento de pacientes e familiares; e a garantia de políticas institucionais que viabilizem a segurança do paciente.
O “Abril pela Segurança do Paciente” da SOBRASP começou no dia 8, com o podcast “Fortalecimento dos Núcleos de Segurança do Paciente”, com o diretor técnico da Casa de Saúde São José, Augusto Neno, e mediação de Victor Grabois; o primeiro webinar também já foi ao ar no dia 13: “Plano de Segurança do Paciente – Aprimorando Facilities e Suprimentos” com Flávio de Brito Magalhães, Marcelo Boeger e Valéria Bezerra, moderados por Lucas Zambon.
Programação
2a feira, 18/04 – 10h às 11h30 – LIVE Zoom
Troca de experiências: Como eu faço? Experiências para manter e solidificar os Núcleos de Segurança do Paciente (NSP) – “Cultura de segurança do paciente”
Debatedores: Zenewton Gama, fisioterapeuta, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do mestrado e doutorado da pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), e coordenador da pós-graduação Qualisaude/UFRN; e Carlos Medeiros, coordenador do NSP do Hospital Universitário Onofre Lopes/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (HUOL/UFRN).
Moderadora: Cecília Olívia Saraiva, enfermeira, professora da pós-graduação QualiSaúde/UFRN, doutora e mestre em Enfermagem na Atenção à Saúde pela UFRN.
3a feira, 19/04 – 10h às 11h30 – LIVE Zoom
Troca de experiências: Como eu faço? Experiências para manter e solidificar os NSP – “NSP: como enfrentaram a pandemia e como estamos agora”
Debatedoras: Deise Quadros, enfermeira da Gerência de Risco do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA); e Marcia Ramos, psicóloga do Serviço de Medicina Ocupacional do HCPA.
Moderadora: Janete de Souza Urbanetto, coordenadora e professora do curso de Enfermagem e da pós-graduação em Gerontologia Biomédica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
4a feira, 27/04 – das 19h às 20h30 – LIVE Instagram
Case: “Convivendo com úlceras falcêmicas: compreendendo a dimensão do problema e apontando caminhos para o autocuidado e inclusão social”
Apresentação: Dayse Carvalho do Nascimento, enfermeira, doutora pela FENF/UERJ, professora da pós-graduação em Enfermagem em Estomaterapia/UERJ, Estomaterapeuta SOBEST.
Host: Kelly Cristina Rodrigues, CEO Patient Centricity Consulting, professora de Experiência do Paciente na FGV e Fundação Dom Cabral e especialista na área com cursos na Cleveland Clinic; coordenadora do Grupo Temático de Trabalho Experiência do Paciente da SOBRASP.
5a feira, 28/4) – das 19h às 20h30 – LIVE Instagram
A experiência do paciente pelo paciente. Quem conta é Fábio Santos, 39 anos, estudante de Arquitetura, casado e pai da Lívia. Ele é paciente transplantado de medula óssea desde 2008.
Host: Alessandra Nazareth Roscani, especialista em Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente, membro da SOBRASP e da Rede Brasileira de Enfermagem e Segurança do Paciente (Rebraensp), coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde, gerente de Risco, assessora de Pesquisa Clínica e do Núcleo de Avaliação de Tecnologias em Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas.
6a feira, 29/04
Lançamento do Núcleo de Informações Estratégicas da SOBRASP
Participantes:
– Antônio José de Lima Junior, enfermeiro e chefe do setor de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do Hospital Universitário de Uberlândia (UFU/Ebserh), Minas Gerais;
– Isabelle Mury, médica e coordenadora da Câmara Técnica de Segurança do Paciente da Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro;
– Susane Ferreira de Castro, enfermeira e gestora de Qualidade do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, em Teresina (PI).