Hospital Sepaco amplia uso de realidade virtual na recuperação de pacientes
O Hospital e Maternidade Sepaco, localizado na Vila Mariana, em São Paulo, investiu em soluções tecnológicas para potencializar a reabilitação dos pacientes. Entre as novidades está o uso de óculos de realidade virtual (RV), aplicados pela equipe de Fisioterapia para atender pacientes de diferentes faixas etárias. Esse recurso inovador promove não apenas benefícios físicos, mas também melhora o bem-estar emocional, facilitando a recuperação hospitalar.
A fisioterapia hospitalar tem papel essencial na prevenção e tratamento de complicações respiratórias e na manutenção da funcionalidade motora. A adoção de realidade virtual agrega uma dimensão lúdica e envolvente, especialmente para as crianças, que muitas vezes enfrentam o medo e a ansiedade durante a internação.
Segundo a fisioterapeuta Cristiane Almeida Leite, do Hospital Sepaco, o uso da técnica permite “dar às crianças, que normalmente ficam muito assustadas no ambiente hospitalar, a sensação de que estão fora desse ambiente por algum tempo”. Estudos demonstram que a realidade virtual melhora o engajamento na reabilitação e reduz quadros de dor, estresse e ansiedade, em especial devido à liberação de hormônios como endorfina e dopamina, que contribuem para o bem-estar.
“Começamos a aplicar a realidade virtual com o apoio da equipe médica em pacientes elegíveis, que entendemos que poderiam interagir melhor com a proposta. E é impressionante o feedback, principalmente do público infantil, o sorriso espontâneo das crianças e o envolvimento da família. Usamos jogos associados à terapia, que estimulam exercícios de membros superiores, inferiores, tronco, equilíbrio, respiração e relaxamento. A partir de 3 a 4 anos de idade, mesmo em casos de pacientes com ventilação mecânica, é possível ter benefícios”, afirma Cristiane.
Com a realidade virtual, os pacientes conseguem cumprir tarefas, fazer exercícios e movimentos com mais facilidade. Há casos, inclusive, de redução da necessidade de medicamentos para a dor.
“O emprego desse recurso no ambiente hospitalar é inovador e cada vez mais a tecnologia vem sendo usada para ainda mais benefícios em todas as áreas da saúde”, acrescenta a fisioterapeuta.
Atenção humanizada
Outro diferencial do Hospital Sepaco é a adoção da técnica de Brinquedo Terapêutico, aplicada pela equipe de Enfermagem. Com o uso de bonecos e livros ilustrados, os profissionais explicam procedimentos de forma lúdica, ajudando a reduzir a ansiedade e tranquilizar tanto as crianças quanto seus responsáveis.