Premiação reconhece melhores práticas na atenção domiciliar
Estão abertas, até 31 de janeiro, as inscrições para o Selo de Qualidade Anead, uma premiação que reconhece as melhores práticas assistenciais e a conformidade mínima no atendimento domiciliar. Essa iniciativa da Associação Nacional das Empresas de Serviços de Atenção Domiciliar (Anead Saúde) visa promover o aperfeiçoamento assistencial, a gestão da qualidade e a segurança do paciente, além de contribuir para a sustentabilidade dos serviços.
O Selo de Qualidade Anead não é uma acreditação, mas um reconhecimento que estabelece padrões mínimos de qualidade e segurança, incentivando a melhoria contínua dos serviços e contribuindo para um mercado mais justo e equilibrado. A premiação é voltada para empresas que buscam demonstrar seu compromisso com normas e regulamentos vigentes, promovendo a elevação dos padrões no setor.
“O lançamento do selo representa um marco histórico para a atenção domiciliar no Brasil. Ele foi projetado como um divisor de águas para o setor, fruto de 14 meses de trabalho. Nosso objetivo é garantir que as operadoras e o mercado reconheçam a qualidade assistencial, deixando de contratar empresas apenas com base em negociações de preço”, destaca Ítalo Bezerra, CEO da Medlar e membro da diretoria da Anead.
Atualmente, a Anead conta com aproximadamente 40 empresas associadas, das quais 29 são acreditadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) entre todos os Serviços de Atenção Domiciliar (SADs) do país. Segundo Janine Rosa, cirurgiã-dentista, docente e consultora especializada em qualidade e segurança do paciente, além de membro do comitê gestor do selo, a iniciativa busca nivelar o setor, incentivando todas as empresas a atenderem critérios mínimos de qualidade e segurança.
“Não queremos atuar como uma certificação ou acreditação, mas estabelecer um balizamento no setor. A ideia é que o selo sirva como um mínimo necessário para que todas as empresas possam competir de igual para igual”, explica Janine.
O selo classifica os SADs segundo o percentual de conformidade alcançado em requisitos estabelecidos no manual regulamentador, dividido em quatro seções. Empresas que atingem 60% dos critérios recebem a classificação bronze; 70%, prata; 80%, ouro; e, a partir de 90%, diamante. Esses percentuais representam a adequação aos padrões mínimos de qualidade, focados na sustentabilidade dos serviços e na segurança do paciente.
Cada seção do manual possui um peso específico, determinado de acordo com a relevância dos critérios avaliados. Embora ele não inclua exigências além das previstas nas RDCs e regulamentações vigentes, o documento busca enfrentar as práticas predatórias no mercado, onde empresas que não atendem sequer aos requisitos mínimos competem deslealmente. Dessa forma, o selo contribui para um mercado mais justo e promove o foco na qualidade dos serviços.
“Nosso objetivo principal é promover o aperfeiçoamento assistencial, a gestão de qualidade e a segurança do paciente, sempre alinhados à sustentabilidade, tanto administrativa quanto financeira. Queremos criar um mercado mais justo, onde todos trabalhem com padrões similares de excelência”, reforça Janine.
Para se inscrever, as empresas interessadas devem atender a alguns critérios obrigatórios. É necessário possuir CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) relacionado à atividade principal, bem como um alvará sanitário válido, condição indispensável para o funcionamento de qualquer serviço de atenção domiciliar. Além disso, a empresa deve contar com um responsável técnico qualificado, de nível superior, habilitado no respectivo conselho profissional, comprovando sua atuação. Também é obrigatória a assinatura de um termo de adesão e consentimento para a captura e tratamento de dados, disponível na plataforma do programa.
Outros requisitos incluem ter, no mínimo, um ano de experiência prestando serviços de atenção domiciliar, bem como apresentar atestados emitidos por pelo menos duas Operadoras de Planos de Saúde (OPS), comprovando a capacidade técnica do serviço. É necessário também estar com a situação financeira regularizada junto à Anead e ser associado à entidade. Empresas que ainda não são associadas devem regularizar essa condição para participar do programa.
Janine reforça que a iniciativa busca reunir prestadores qualificados, com histórico sólido e comprometidos em promover um padrão elevado de qualidade, fomentando uma concorrência mais justa e fortalecendo o setor.
O manual e as inscrições para o Selo de Qualidade Anead estão disponíveis no site e podem ser feitas até o dia 31 de janeiro