82% dos pacientes oncológicos dizem que deveriam ter buscado ajuda médica antes
O câncer é a segunda principal causa de morte no mundo e foi responsável por 9,6 milhões de óbitos em 2018, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que em 2019 ocorram cerca de 600 mil novos casos da doença, que é apontada como o maior medo de 27% brasileiros, segundo o Datafolha.
Um estudo da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML) revela que 82% dos pacientes oncológicos creem que buscar ajuda médica antes poderia ter evitado ou retardado a doença e 59% crê que os exames preventivos também poderiam ter auxiliado no processo.
“Os brasileiros infelizmente ainda não utilizam os testes laboratoriais como forma de prevenção, uma vez que constatamos que 72% dos doentes crônicos só descobriu o problema quando já manifestava sintomas, com a doença já instalada”, alerta o presidente da SBPC/ML, Wilson Shcolnik.
Os dados endossam o objetivo da campanha #ImportantePrevenir, lançada pela SBPC/ML em maio deste ano, que visa alertar sobre a importância da realização de exames de análises clínicas para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças como o câncer.
Shcolnik lembra que os testes laboratoriais descartam ou confirmam hipóteses de diagnóstico, apontam para a necessidade de uma investigação mais detalhada, auxiliam os especialistas em ações que podem evitar a manifestação da doença ou diagnosticá-la de forma mais precoce, aumentando as chances de tratamento e cura.
“Estudos comprovam que os exames preventivos além de beneficiar os pacientes com mais qualidade de vida, também reduzem os gastos do sistema de assistência à saúde, pois o custo de um teste é indiscutivelmente menor do que o de tratamento de uma patologia”, completa.
Debate
Para debater a importância dos exames preventivos, a SBPC/ML promove no dia 24 de setembro, durante o seu 53º Congresso, um talk show com pacientes que obtiveram sucesso em seus tratamentos graças a realização de exames preventivos e diagnóstico precoce. O evento acontece a partir das 14h, no espaço #ImportantePrevenir, no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro e será mediado por Daniela Marino, editora do site “Minas Nerds”.