Edwaldo Joviliano é o novo presidente da SBACV
A Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) anunciou o cirurgião vascular Edwaldo Edner Joviliano como presidente eleito da entidade para o biênio 2026–2027. A partir de 1º de janeiro, ele inicia a transição da presidência da Regional São Paulo para o comando da Nacional, assumindo a liderança de uma das principais sociedades médicas do país em um momento de crescimento científico e fortalecimento institucional.
À frente da SBACV-SP até o fim deste ano, Edwaldo consolidou iniciativas voltadas à integração entre especialistas, à qualificação contínua e à ampliação do diálogo com diferentes frentes da especialidade. A regional paulista, a maior em número de associados, reforçou sua estrutura acadêmica e científica durante sua gestão, o que contribuiu para projetá-lo como liderança natural para o cenário nacional.
Natural de Ribeirão Preto (SP), Edwaldo construiu carreira acadêmica na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), onde também concluiu mestrado, doutorado e livre-docência. Atua como professor associado do Departamento de Cirurgia e Anatomia e chefia a Divisão de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital das Clínicas da instituição. Sua trajetória inclui ainda experiência como professor visitante na Universidade de Oxford, no Reino Unido, com colaborações científicas mantidas até hoje.
Com título de especialista em Cirurgia Vascular e certificação em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular, Edwaldo ocupa posições estratégicas na SBACV há mais de uma década. Já foi diretor da Seccional Ribeirão Preto, diretor de Cursos e Eventos, integrante do Departamento de Doenças Arteriais – Comissão de Aneurismas (gestão 2020–2021) e diretor científico da SBACV Nacional no biênio 2022–2023. Esse histórico reforça sua atuação técnica e institucional dentro da Sociedade.
Ao assumir a presidência nacional, o especialista destaca o compromisso de fortalecer a unidade entre as regionais, expandir as ações científicas e trabalhar para a melhoria da Cirurgia Vascular e da Angiologia em todo o país. A gestão, que terá início em 2026, será marcada pela consolidação de projetos estruturantes e pelo avanço da especialidade em um cenário de rápidas transformações tecnológicas e assistenciais.
Além do novo presidente, a diretoria da SBACV para o biênio 2026-2027 será composta pelos doutores Breno Caiafa (RJ) como vice-presidente; Marcelo Rodrigo de Souza Moraes (SP) como secretário-geral; Adriana Ferraz de Vasconcelos (PE) assume como vice-secretária-geral; Marcelo Fernando Matielo (SP) como tesoureiro-geral; Túlia Brasil Simões (BA) como a vice-tesoureira; Gutenberg do Amaral Gurgel (RN) como diretor científico; Cristina Ribeiro Riguetti Pinto (RJ) será a vice-diretora científica; Antônio Carlos de Souza (DF) como diretor de publicações; Ziliane Caetano Lopes Martins (PR) como vice-diretora de publicações; Túlio Pinho Navarro (MG) será o diretor de patrimônio; Giuliano de Almeida Sandri (ES) será o vice-diretor de patrimônio; Eraldo Arraes de Lavor (PE) como diretor de Defesa Profissional; e Cláudio Nhuch (RS) assume como vice-diretor de Defesa Profissional.
Já o Conselho Fiscal é formado pelos doutores Alberto Jose Kupcinskas Junior (SP); Celso Ricardo Bregalda Neves (SP); e Júlio César Gomes Giusti (SP); com os suplentes Carlos Eduardo Gouvêa Da Cunha (PE); Luiz Fernando Rimoli (SP); e Amanda Neme Cury Augusto Rezende (SP).
