Saúde da mulher tem mercado potencial de US$ 100 bilhões

Um novo estudo do Boston Consulting Group (BCG) revela que o subdiagnóstico e o tratamento inadequado de condições comuns de saúde que afetam as mulheres nos Estados Unidos representa uma oportunidade de mercado superior a US$ 100 bilhões. A pesquisaImproving Women’s Health is a $100 Billion–Plus Opportunity” destaca os potenciais benefícios econômicos de fornecer rastreamento e cuidados adequados para condições como menopausa, osteoporose, doença de Alzheimer e doenças cardiovasculares.

Segundo a análise, apesar da alta prevalência desses distúrbios, muitas mulheres não recebem o diagnóstico ou tratamento adequados, criando uma lacuna significativa no mercado de saúde. Para que as barreiras que impedem o crescimento nos cuidados a pacientes que apresentam alguma dessas condições sejam superadas, é preciso investir em:

  • Maior conscientização e educação. Abordar estigmas históricos e melhorar a compreensão dos sintomas e opções de tratamento.
  • Ferramentas de rastreamento e diagnóstico aprimoradas. Desenvolver e implementar programas de rastreamento mais eficazes e alavancar tecnologias como IA para permitir a detecção precoce.
  • Abordagens de tratamento personalizadas. Reconhecer as necessidades exclusivas das mulheres e desenvolver planos de tratamento personalizados.
  • Colaboração e parcerias. Promover a colaboração entre profissionais de saúde, empresas de tecnologia e outras partes interessadas para acelerar a inovação e melhorar o acesso aos cuidados.

“Inovações em diagnósticos podem expandir ainda mais o mercado potencial, assim como um melhor tratamento para outras condições comuns que afetam a saúde da mulher – incluindo doenças autoimunes e problemas de saúde mental e metabólica, para citar alguns”, afirma Filipe Mesquita, diretor executivo e sócio do BCG.

Oportunidades para o mercado de saúde

De acordo com o BCG, atualmente, apenas um quarto das mulheres com sintomas de menopausa buscam tratamento. Com cerca de 65 milhões de mulheres nos EUA em uma das três fases do distúrbio até 2030, o mercado para produtos e serviços relacionados poderia saltar de menos de US$ 5 bilhões para mais de US$ 40 bilhões, sendo US$ 16 bilhões para produtos farmacêuticos, US$ 12 bilhões para produtos de saúde do consumidor, US$ 7 bilhões para rastreadores de sintomas e serviços digitais, e US$ 4 bilhões para tecnologia médica.

Em relação à osteoporose, estima-se que uma em cada quatro mulheres nos EUA desenvolverá a condição, mas a maioria não é rastreada. Com o número de mulheres com osteoporose devendo chegar a 19 milhões até 2030, e se os padrões de atendimento atuais persistirem, cerca de 12,2 milhões com a condição podem não ser diagnosticadas. O estudo aponta ainda que o mercado para produtos e serviços relacionados à osteoporose poderia aumentar de US$ 5 bilhões para entre US$ 21 bilhões e US$ 27 bilhões até 2030.

Já se tratando do Alzheimer, as mulheres representam quase dois terços da população dos EUA com a doença, mas um terço nunca é diagnosticado e outros 20% nunca tratados. Se os níveis de tratamento atuais não mudarem, estima-se que 1 milhão de mulheres nos EUA afetadas pela condição não serão diagnosticadas até 2030. O relatório projeta que o mercado de tratamento da doença de Alzheimer poderia aumentar dez vezes, de aproximadamente US$ 2 bilhões hoje para mais de US$ 20 bilhões até 2030, com um aumento significativo no uso de terapias modificadoras da doença (DMTs).

Por fim, no caso das doenças cardiovasculares, 45% das mulheres nos EUA têm alguma forma da condição, que continua sendo a principal causa de morte e incapacidade para mulheres no país. No entanto, os problemas cardíacos femininos são subdiagnosticadas e subtratados em comparação com o sexo masculino. O estudo estima que, se as mulheres fossem diagnosticadas e tratadas de acordo com as diretrizes para hipertensão, doença coronariana e fibrilação atrial, o valor do mercado aumentaria de US$ 11,5 bilhões hoje para US$ 20 bilhões em 2030.

“É crucial que a indústria de saúde reconheça as necessidades específicas das mulheres e invista em soluções inovadoras que abordem as lacunas existentes no diagnóstico e tratamento dessas condições. O potencial de crescimento é enorme, e o impacto na saúde e bem-estar das mulheres seria significativo”, conclui Mesquita.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.