Saúde digital: cursos em EAD gratuitos disponíveis em março
Com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar o conhecimento de profissionais de saúde do país em saúde digital, a Escola Superior de Redes (ESR), braço de ensino da RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), lança uma nova trilha de capacitação totalmente gratuita. O Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital (PAP-SD) consiste de dois cursos: um focado em conceitos e prática e o outro que abordará o cenário da saúde digital no Brasil.
Os cursos estarão disponíveis a partir de 14 de março e serão aplicados na modalidade de Ensino à Distância (EAD). São destinados a preceptores, estudantes e profissionais das áreas da saúde. As inscrições podem ser feitas no site da Escola Superior de Redes. Ao término de cada curso, os participantes terão direito a um certificado. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).
“A contribuição da RNP à Transformação Digital na Saúde no Brasil inicia-se em janeiro de 2006, quando hospitais universitários e de ensino passam a receber conectividade significativa para ações remotas de assistência, gestão, ensino e pesquisa. Várias destas unidades implantadas tornam-se Núcleos de Telessaúde vinculadas ao Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes; hoje ações da SEIDIGI Secretaria de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde”, diz o coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), Luiz Ary Messina.
“O avanço na área foi substancial e reconhecido pela Organização Mundial da Saúde A nova trilha em Saúde Digital na ESR, aliada às ações nacionais de formação de novas capacidades e competências, contribui ao esforço necessário à plena implantação do SUS Digital com adesão de 100% dos estados e municípios”, conclui.
A ESR promoverá ainda um webinar de lançamento do Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital – Temporada 2025. A transmissão acontecerá também no dia 14, às 10h, e contará com a participação da presidente da Associação Brasileira de Telemedicina e Telessaúde (ABTMS), Alexandra Monteiro; do presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), Antonio Carlos Lira; e da Professora da UNESP, Denise Zornoff. Já a mediação ficará por conta de Luiz Messina e Paulo Lopes.
Com 30 horas, o primeiro curso, Transformação Digital em Saúde: Dos conceitos à prática, irá explorar os fundamentos e a evolução da saúde digital, passando pelas aplicações práticas. Também abordará temas como segurança da informação, privacidade de dados, LGPD, telessaúde e políticas de saúde digital no Brasil.
O curso Saúde e Tecnologia: Caminhos para o Futuro Digital terá 15 horas de duração e trará um enfoque direto e objetivo sobre impacto das tecnologias no setor, as políticas públicas de saúde digital no país e o processo de Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS). Também irá promover a compreensão sobre redes de apoio como a própria RNP e a Rede Universitária de Telemedicina (RUTE), que vêm desenvolvendo há 20 anos uma infraestrutura avançada de telemedicina no país.
A ideia é que o Programa de Atualização Profissional em Saúde Digital contribua com o desenvolvimento e aprimoramento das competências necessárias para atuação na área. A programação conta com metodologias interativas e recursos digitais, como vídeos, infográficos e entrevistas com especialistas, para garantir uma experiência de aprendizado dinâmica e eficaz.