V Fórum Planisa debate inovações da Saúde 4.0
O conceito de Saúde 4.0, que envolve as inovações tecnológicas no setor da Saúde, será o foco do V Fórum Planisa, que acontecerá no dia 17 de setembro (terça-feira), das 8h30 às 18h, no Maksoud Plaza Hotel, em São Paulo. O evento, realizado pela Planisa, empresa de gestão de resultado para organizações de saúde, é destinado a profissionais do segmento. É estimada a participação de 350 inscritos, entre gestores de unidades de Saúde públicas e privadas, secretários de Saúde e representantes de entidades de classe do setor.
O V Fórum Planisa contará com palestras que abordarão soluções inovadoras para a melhoria da gestão dos serviços de saúde. O tema central – Saúde 4.0 – será explanado pelo Diretor do DATASUS (Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde), Dr. Jacson Barros.
A Saúde 4.0 integra mecanismos automatizados, como softwares de gestão, computação em nuvem, internet das coisas, entre outros aspectos que são disponibilizados em dispositivos móveis e em sistemas internos dos estabelecimentos de saúde. A implantação do conceito, com o uso de ferramentas tecnológicas, agiliza processos internos, diminui custos e aumenta a qualidade de todas as etapas do atendimento, transformando o relacionamento entre médicos e paciente.
Gestão de custos
O diretor técnico da Planisa, Marcelo Tadeu Carnielo, falará sobre “Gestão de Custos do século XXI”. “Sabemos o quanto a saúde é complexa e o quão importante é gerir os custos que a envolve, da melhor forma possível. Dentro disso, o conceito de Saúde 4.0 vem para dar valorosa contribuição, uma vez que novas tecnologias permitirão a otimização de processos, melhorando significativamente o cuidado com o paciente”, ressalta Carnielo.
Em outra palestra, os secretários estaduais de Saúde de Goiás, Dr. Ismael Alexandrino; e do Espírito Santo, Dr. Nésio Junior, trarão reflexões sobre a economicidade no setor de saúde pública, por meio da tecnologia.
Outros temas
No ciclo de palestras, o Chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade da USP (Universidade de São Paulo), Dr. Chao Lung Wen, explicará sobre a Telemedicina, recurso que permite a prática do cuidado à saúde a distância. No Brasil, o CFM (Conselho Federal de Medicina) dispõe de regras que proíbem a utilização da telemedicina na plenitude, mas nos Estados Unidos, em Israel e em diversos países europeus e asiáticos, teletriagens, teleconsultas e diagnósticos feitos a distância são realidade.
Experiências em projetos inovadores com redução de custos e ganhos de eficiência no setor da saúde serão trazidas em palestras ministradas pelo superintendente de Gestão de Rede – São Paulo Bradesco Saúde S/A, Flavio de Carvalho Mendes; o Diretor de Operações no Grupo Santa Joana, Vinicius Tadeu de Oliveira e o CEO do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde, Luiz Felipe Costamilan.
O presidente da IHF (International Hospital Federation), Francisco Balestrin, e o superintendente do IAMSPE (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual de São Paulo), Dr. Wilson Pollara, farão a mediação das discussões.
“Todos os assuntos tratados no evento agregarão muito aos participantes, que poderão compreender melhor sobre a implementação e a necessidade da Saúde 4.0. O conceito se faz urgente para gerar resultados mais precisos e em tempo cada vez mais curto”, conclui Carnielo.