Hospital Sapiranga inicia obras de ampliação do Centro Cirúrgico
O Hospital Sapiranga iniciou as obras de melhorias no Centro Cirúrgico, uma grande transformação, considerada uma das obras mais desafiadoras realizadas pela instituição nos últimos anos. O trabalho será conduzido em quatro etapas e promete trazer melhorias significativas ao espaço. O projeto, que será realizado com o serviço cirúrgico em andamento, será uma obra complexa, devido às grandes mudanças e adequações temporárias que serão geradas. Por isso, cada etapa foi planejada minuciosamente para minimizar impactos e assegurar que todas as diretrizes e exigências sejam seguidas à risca.
A primeira etapa das obras iniciará pela área dos vestiários e da sala cirúrgica 3. O Comitê de Obras está atuando diariamente no gerenciamento, priorizando sempre a segurança e o bem-estar de pacientes, médicos e funcionários.
Nova sala permitirá reestruturações no centro cirúrgico sem impactar demanda de procedimentos
Na início de agosto, o Hospital Sapiranga inaugurou a sala cirúrgica, um passo significativo para manter a qualidade e a continuidade dos serviços durante as obras de reestruturação do centro cirúrgico. Com uma estrutura híbrida, esta nova sala será essencial para que os procedimentos sigam sem interrupções, enquanto outras áreas do centro cirúrgico passam pelas melhorias necessárias.
A nova sala foi projetada para ser uma estrutura híbrida, o que significa que, futuramente, será equipada para realizar procedimentos através da técnica de hemodinâmica. Além disso, o projeto de ampliação do centro cirúrgico do Hospital Sapiranga já prevê a construção de mais uma sala cirúrgica, totalizando um centro cirúrgico com 06 salas, o que corresponderá a ampliação em 50 % da sua capacidade instalada.
“Estamos escrevendo mais um lindo capítulo na história do nosso hospital. O sonho de remodelar todo o centro cirúrgico está se concretizando, essa era uma demanda que estávamos ansiosos para realizar, mas como é uma obra bastante complexa, diversas outras reformas e obras tiveram que ser concluídas para iniciarmos a do centro cirúrgico, como o novo CME e a 5ª sala cirúrgica. Estes novos e modernos ambientes permitirão que nossas equipes realizem cirurgias com ainda mais precisão, agilidade e segurança, elevando a qualidade do atendimento aos nossos pacientes. Estamos entusiasmados com essas transformações, que reforçam nosso compromisso com a inovação e a melhoria contínua dos serviços oferecidos à comunidade,” evidencia Airton Schmitt, diretor técnico do hospital.
Central de Material e Esterilização (CME)
A outra novidade é nova Central de Material e Esterilização (CME), incorporando uma avançada e moderna estrutura para uma área vital do hospital, responsável pela limpeza, desinfecção, esterilização e distribuição de todos os materiais e instrumentos cirúrgicos utilizados nas diversas áreas da instituição. A importância do CME reside na garantia de que todos os equipamentos e instrumentos estejam livres de qualquer forma de contaminação, assegurando a segurança e a eficácia dos procedimentos médicos e cirúrgicos. Um CME eficiente não só protege pacientes contra infecções hospitalares, como também otimiza os processos operacionais, promovendo um ambiente de cuidado seguro e de alta qualidade.
João Edmar Wolff, presidente do hospital, acompanhou os detalhes finais desta entrega e desejou boas-vindas à equipe na “casa nova”: “é com grande satisfação, que entregamos mais uma importante etapa na estrutura do nosso hospital, este é um setor e de grande importância para o funcionamento do hospital. Todas essas entregas que estão sendo concretizadas, foram idealizadas através de um plano diretor, realizado ainda em 2012 e que agora está sendo possível realizar. Na época projetamos o hospital que queríamos e ver esse sonho se realizando é muito gratificante”, destaca,
Para a diretora-executiva, Elita Herrmann, as novas estruturas representam um salto significativo na capacidade de ampliar a oferta de serviços e complexidade. “A introdução de novas estruturas e tecnologias nos permite atender uma gama mais ampla das necessidades de saúde e tratamentos especializados, o que não apenas melhora a qualidade do atendimento, mas também reduz a necessidade de deslocamentos para centros urbanos maiores em busca de cuidados avançados”.
Além disso, ao garantir um ambiente seguro e moderno, a instituição pode oferecer um cuidado de saúde com excelência, alinhado com as expectativas da população local. Isso é fundamental para ganhar a confiança da comunidade e garantir que os pacientes se sintam valorizados.
Elita destaca ainda o compromisso da instituição em acompanhar as necessidades da região. “Isso implica em um esforço contínuo para atualizar e ampliar os serviços ofertados, garantindo que a comunidade tenha acesso ao que há de mais moderno em termos de cuidados de saúde. A ênfase no propósito de cuidar da saúde e bem-estar reflete um compromisso não apenas com o tratamento de doenças, mas também com a promoção de uma vida saudável e o bem-estar geral da população”.
Parte dessas melhorias foram realizadas com recursos federais, através de indicação do ex-deputado Renato Molling, e uma contrapartida com recursos próprios.