Grupo São Pietro Saúde investe em tecnologia para saúde ocular
O Grupo São Pietro Saúde, juntamente com o Hospital de Portão, adquiriu o YAG Laser – equipamento de alta tecnologia indicado para tratamentos relacionados à saúde ocular. Já disponível na unidade para todos os pacientes, incluindo o Sistema Único de Saúde (SUS), a novidade é voltada para procedimentos 100% ambulatoriais e indolores – assim, sendo um ganho tanto para a eficiência da equipe médica, quanto para o bem-estar dos pacientes.
“Antigamente, esses tratamentos eram resolvidos dentro de um centro cirúrgico, mas agora conseguimos fazer de forma ambulatorial”, explica Rafael Duarte, Executivo de Oftalmologia do Grupo São Pietro Saúde. “Entre os principais benefícios desta novidade está em ser um procedimento ambulatorial, muito seguro, feito 100% a laser e indolor, além do paciente ter uma recuperação mais rápida da visão quando comparado ao procedimento cirúrgico”, complementa.
Fabricado na Alemanha, a Zeiss, o YAG Laser é uma inovação aplicada principalmente na Capsulotomia, um procedimento para remover a opacidade presente em uma cápsula do olho que protege o cristalino, considerada a lente natural das pessoas. De forma totalmente indolor, o laser é capaz de retirar essa mancha que pode surgir no pós-cirúrgico de catarata, deixando a membrana ocular transparente de novo.
Entre suas diversas aplicações na medicina, outra opção de tratamento com o YAG Laser envolve o Glaucoma, uma doença que altera a pressão dentro do olho. Este procedimento é chamado de iridotomia a laser, que consiste em fazer um pequeno furo na periferia da íris, com o objetivo de regular a pressão intraocular.