Santa Izabel implanta avaliação de atendimento por meio de QR codes
O Hospital Santa Izabel, administrado pela Santa Casa da Bahia, dá mais um passo em direção à valorização da relação com os usuários de seus serviços de saúde. Um exemplo disso é que agora os pacientes podem avaliar o atendimento recebido bem como a qualidade dos serviços prestados através de QR codes espalhados pelas unidades.
A avaliação será realizada através da plataforma Ouvimos Você, desenvolvida por estudantes de Engenharia Mecatrônica da UNIFACS. Através da tecnologia, os pacientes apontam a câmera do smartphone para o QR code e acessam um link que redireciona para um questionário onde podem registrar sua opinião de forma simples, rápida e prática. “A Ouvimos Você torna essa conexão entre o paciente e o hospital mais direta”, conta Brunno Araújo, um dos idealizadores da plataforma.
Os QR codes somam-se a outras estratégias de ouvir os usuários que foram implementadas pelo hospital, como os totens com tablets espalhados pelas unidades, onde eles podem responder ao questionário de avaliação, e também a circulação interna de jovens aprendizes com tablets em mãos incentivando os pacientes para responderem a pesquisa. Dessa forma, o objetivo é abarcar o maior número possível de pessoas.
“Por meio de iniciativas como essas, podemos saber como anda a percepção dos usuários em relação ao nosso atendimento, serviços, corpo médico, ambiente, estrutura, entre outros itens, com o intuito de realizar melhorias para promover uma experiência cada vez mais satisfatória”, afirma Camila Lima, gerente de Contratos e Serviços da Santa Casa da Bahia. “Além disso, é possível avaliar resultados, obtendo indicadores do nosso trabalho a partir dos dados gerados pela plataforma, e contribuir para a redução da impressão de papel”, completa.