Santa Casa de Porto Alegre lança Centro de Formação em Cirurgia Robótica

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre lançou o seu Centro de Formação em Cirurgia Robótica, serviço destinado ao ensino de habilidades por meio do uso de tecnologia de ponta em procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos e altamente seguros. As atividades estão estruturadas em cursos teóricos, práticos e hands on para todos os níveis de formação médica, desde acadêmicos até cirurgiões robóticos já certificados. “Entre os cursos disponíveis destacam-se aqueles destinados a acadêmicos de medicina e residentes, até então inéditos em Porto Alegre”, afirma Roberta Almeida, coordenadora de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Porto Alegre.

O Centro de Formação em Cirurgia Robótica foi criado a partir da aquisição do robô Da Vinci Xi, que viabilizará, além de cirurgias ainda mais seguras para os pacientes da instituição, a formação médica nesta área que cresce no mundo inteiro. O equipamento foi adquirido com recursos doados pela família Gerdau Johannpeter e integra o Serviço de Cirurgia Robótica da instituição. “Um de nossos grandes objetivos como instituição é integrar o ensino e a assistência de forma plena, proporcionando que a academia vivencie a realidade da prática e possa preparar de forma integrada o médico para uma formação consolidada aos sistemas de saúde”, afirma o diretor médico e de ensino e pesquisa da Santa Casa, Antônio Kalil.

Todos os cursos do Centro de Formação em Cirurgia Robótica com inscrições abertas podem ser conferidos no site https://ensinoepesquisa.santacasa.org.br/.