Hospital Santa Rita apresenta resultados na utilização de IA no atendimento a pacientes

Os primeiros resultados obtidos pelo Hospital Santa Rita mostram um caminho promissor para o uso da Inteligência Artificial (IA) no atendimento aos seus pacientes. Os dados foram apresentados pela equipe da instituição, durante o primeiro Showcase de Inteligência Artificial dos Hospitais Brasileiros, promovido pela Associação Brasileira CIO Saúde (ABCIS) e pela Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP). O hospital foi representado por Anselmo Antunes de Carvalho, gerente de Tecnologia da Informação, Luciano Pessoa Cavalcante, Diretor Clínico e responsável pela área de Cardiologia, e Tatiana Camilo, coordenadora de Enfermagem do Pronto Atendimento do Santa Rita.

No primeiro mês de utilização da IA no pronto-socorro, dois indicadores chamam a atenção: a redução em mais de 50% no tempo de atendimento de triagem da enfermagem; e a assertividade de 100% em relação aos parâmetros do Protocolo de Manchester (modelo internacional que determina a ordem de atendimento, de acordo com a urgência de cada caso).

“A inserção de inteligência artificial já é uma realidade. Mas o nosso grande desafio foi garantir a aceitação e a adesão à proposta: criar uma base de conhecimento contínuo e acelerar ainda mais o processo administrativo de atendimento. A humanização e a qualidade não mudam, conduta da enfermagem e do médico continuam fundamentais, independente da etapa do atendimento”, comentou Anselmo Antunes de Carvalho, gerente de Tecnologia da Informação do Santa Rita.

Para a coordenadora de Enfermagem e Pronto Atendimento do Hospital, Tatiana Camilo, “esse trabalho se mostrou uma experiência importante no momento da triagem, no sentido da humanização do atendimento. Conseguimos olhar para o paciente, checar os sinais e sintomas que ele apresenta, para classificá-lo de acordo com o Protocolo de Manchester. A ferramenta mostrou uma classificação assertiva, com um tempo menor. Isso nos trouxe uma agilidade e efetividade muito grandes”, destacou.

Luciano Pessoa Cavalcanti, Diretor Clínico do Santa Rita, destacou o papel de vanguarda da instituição, que passou a atuar como desenvolvedor e não apenas usuário da tecnologia. “O setor de urgência e emergência representa a porta de entrada de uma nova cultura. Já trabalhamos com projetos de associação de IA com robôs e chatbots. Queremos fomentar e criar soluções customizadas não só para o nosso Hospital, mas participar de soluções para outras instituições.”

Projeto pioneiro

O Hospital Santa Rita é pioneiro no desenvolvimento de uma ferramenta de Inteligência Artificial aplicada no atendimento de urgência e emergência no Pronto Atendimento e no Centro Médico de Especialidades. A instituição firmou uma parceria inédita com a empresa Dr. Mobile, que atua no desenvolvimento de soluções para o mercado de saúde.

Para dar uma ideia do benefício, de acordo com o estudo da Medscape, 65% dos médicos entrevistados gastam mais de 10 horas semanais com atividades burocráticas como, por exemplo, preenchendo prontuários de pacientes. Com o uso da IA, esse processo no Hospital Santa Rita será feito automaticamente pelo sistema, que é capaz de entender a conversa entre médico e paciente, transcrever e preencher formulários a partir dos dados colhidos.

Esse ganho de agilidade permitirá que o médico possa dedicar mais tempo da consulta para conversar com o paciente. A tecnologia usada nesta solução é a IA generativa, um tipo de inteligência artificial capaz de criar conteúdo e ideias. A IA pode gerar um resumo do atendimento ou sugerir próximos passos no tratamento, otimizando ainda mais o fluxo de trabalho.

No uso do Santa Rita, a solução, que se utiliza da tecnologia bedrock da AWS, grava e transcreve tudo que foi conversado durante o atendimento médico. A gravação é posteriormente descartada. “Ao finalizar o atendimento, além de transcrever a conversa, o sistema consulta bancos de dados científicos, dá suporte à diagnósticos e decisões dos médicos”, explica Luciano Pessoa Cavalcante.

Além disso, no que diz respeito às informações compartilhadas durante as consultas, os pacientes não precisam se preocupar. “Nenhum dado será coletado, armazenado ou compartilhado, garantido o cumprimento da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o sigilo e confidencialidade entre médico e paciente. Tudo fica salvo apenas dentro do Prontuário Eletrônico do Hospital Santa Rita”, explica Aroldo Coriolano, CEO da Dr. Mobile.

Os médicos que realizam seus atendimentos nos Ambulatórios da Rua Cubatão e da Rua Peixoto Gomide, assim como aqueles que atuam no Pronto Atendimento, já estão fazendo uso da tecnologia.

“Estamos entrando em um novo patamar de atendimento, que garantirá ainda mais agilidade, conforto e acolhimento para nossos pacientes e seus familiares. Além dos ganhos com eficiência, nossos médicos poderão oferecer um cuidado mais personalizado e baseado em dados para nossos pacientes”, finaliza o diretor geral do Hospital Santa Rita, Wagner Cordeiro Marujo.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Importante: A Medicina S/A usa cookies para personalizar conteúdo e anúncios, para melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar, você aceitará o uso. Veja nossa Política de Privacidade.