Hospital Santa Maria recebe certificação em anestesia obstétrica
O Hospital e Maternidade Santa Maria, instituição que faz parte do Grupo Santa Joana, acaba de receber a certificação da Society for Obstetric Anesthesia and Perinatology (SOAP) – o mais importante reconhecimento internacional no âmbito de anestesia obstétrica. A conquista como ‘Centro de Excelência em Anestesia Obstétrica’ atesta a competência da Maternidade em segurança do paciente e qualidade no atendimento. Com este reconhecimento, a Instituição entra para o seleto grupo de 95 centros que possuem o certificado em todo o mundo. Destes, apenas três são brasileiros, o Hospital e Maternidade Santa Joana, condecorado em 2018; o Hospital e Maternidade Pro Matre Paulista, condecorado em 2022; e, agora, o Santa Maria – os três fazem parte do Grupo Santa Joana. O anúncio foi feito durante o SOAP 56th Annual Meeting, que ocorreu nos dias 1 a 5 de maio de 2024, em Denver, no Colorado (EUA).
A certificação da SOAP avalia rigorosos critérios, como qualificação dos profissionais (especialização em anestesia obstétrica e educação continuada); estruturas e equipamentos da instituição; protocolos definidos para cesárea e para parto vaginal; e treinamento em simulação realística. Seis instituições receberam o certificado em 2024 como centros de excelência em anestesia obstétrica, sendo o Santa Maria a única fora dos Estados Unidos. As outras cinco foram Atrium Health Carolinas Medical Center, em Charlotte, na Carolina do Norte; MetroHealth Medical Center, em Cleveland, em Ohio; Oregon Health & Science University, em Portland, no Oregon; Prisma Health Ups-Greenville Memorial Hospital, em Greenville, na Carolina do Sul; e St. Luke’s University Health Network – Anderson Campus, em Easton, na Pensilvânia.
O grupo de Anestesia do Hospital e Maternidade Santa Maria conta com profissionais com ampla experiência em anestesia obstétrica de alto e baixo riscos. A Instituição passa constantemente por aprimoramentos em relação à estrutura, processos, protocolos e gestão de pessoas.
Também, o Grupo Santa Joana tem contribuído de maneira relevante na educação de profissionais da saúde do corpo clínico interno e externo com simuladores de alta tecnologia em uma estrutura flexível, que pode reproduzir suíte de parto, consultório ou sala de cirurgia. Por meio do seu Centro de Simulação Realística é possível capacitar as equipes multidisciplinares, formadas por obstetras, anestesiologistas, neonatologistas, enfermeiras e outros profissionais, para saberem como reagir de maneira coordenada no dia a dia e, também, em situações extremas.
Dentro dos Programas de Ensino e Simulação do Grupo Santa Joana está o Programa de Redução de Mortalidade Materna, com protocolos assistenciais para capacitar a equipe multidisciplinar no atendimento da paciente com eclâmpsia, síndromes hemorrágicas, no atendimento e diagnóstico da sepse e parada cardiorrespiratória em obstetrícia, bem como promover reflexão sobre as melhores práticas em obstetrícia para redução da mortalidade materna, uniformizando o atendimento das pacientes obstétricas e garantindo eficácia nos resultados no Hospital.
“A certificação pela excelência no atendimento em anestesia obstétrica da SOAP é mais uma conquista que evidencia a cultura da nossa Instituição, que tradicionalmente se preocupa com a educação médica continuada. Estamos muito felizes por sermos uma das instituições mais seguras do mundo em relação à anestesia obstétrica”, comenta Mônica Maria Siaulys, diretora Médica do Grupo Santa Joana.