Hospital Santa Izabel antecipa meta de redução de emissões
Meta de reduzir em 50% as emissões de gases de efeito estufa até 2030 já foi alcançada este ano pelo Santa Izabel, hospital que integra a campanha “race to zero”, iniciativa global, lançada pela Organização das Nações Unidas (ONU), que reúne empresas, cidades, instituições financeiras, educacionais e de saúde de todo o mundo para adotar medidas que reduzam suas emissões e atinjam a neutralidade climática até 2050, com base nos dados de 2020.
Ao antecipar em cinco anos a conquista dessa meta, o Hospital Santa Izabel mostra que é possível crescer e qualificar o serviço prestado à população e ao mesmo tempo ajudar o planeta. Nos últimos anos, o hospital, onde circulam diariamente quase duas mil pessoas, acelerou seus esforços, integrando tecnologia com um profundo senso de responsabilidade para reduzir os impactos da sua operação sobre as mudanças climáticas.
Destaque à adoção de boas práticas que contribuem para a redução das emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), fortalecendo o processo de descarbonização das operações, seja através de uma matriz elétrica predominantemente renovável até a redução significativa de uso de combustíveis fósseis. “A melhora dos indicadores ambientais tem sido contínua”, afirma José Antônio Rodrigues Alves, provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia. O consumo de água atualmente é 50% menor do que a nove anos, mesmo com a expansão da área construída e das atividades assistenciais.
Sustentabilidade – O engajamento do hospital com a sustentabilidade é amplo e envolve um cuidado crescente com a ampliação da matriz elétrica renovável, através de geração de energia solar própria e aquisição de energia eólica pelo mercado livre de energia, além do reaproveitamento térmico solar para aquecimento de água, incentivo à formação de uma cadeia de compras sustentáveis e gestão do uso eficiente de gases medicinais.
A transformação da cadeia de fornecedores para a emissão zero de carbono é um dos grandes desafios atuais. “A descarbonização é um caminho necessário que nos inspira e impulsiona em direção a um futuro sustentável”, afirma Mônica Bezerra, diretora Corporativa de Tecnologia e Operações da Santa Casa, destacando que a instituição segue atenta às melhores práticas e inovações ambientais. “Nosso compromisso em promover vida plena e digna está diretamente ligado a ações sustentáveis, que impactam positivamente na saúde, sociedade e meio ambiente”, acrescentou a diretora.
As chamadas iniciativas verdes alcançam também a aquisição de equipamentos e insumos com menor pegada de carbono. Este processo vem sendo conduzido de forma criteriosa atentando para os impactos da produção, da manutenção e do pós-consumo de produtos e serviços. O compromisso com a sustentabilidade envolve também a logística reversa das embalagens de iogurte e sacos de fornecimento de enxoval, uso de talheres e copos biodegradáveis, autoclaves mais eficientes em relação ao consumo de água, alimentos orgânicos, além de parcerias com cooperativas de reciclagem para coleta de papelões, metais, plásticos e outros materiais recicláveis.
Para o coordenador de Sustentabilidade Ambiental do Santa Izabel, Fernando Lira, esses resultados refletem não apenas a responsabilidade e o pioneirismo do hospital na mitigação do impacto ambiental dentro do setor saúde. “O contínuo comprometimento com ações sustentáveis é parte fundamental de nossa jornada em direção a um futuro mais saudável e resiliente para todos”, completou o especialista.