Hospital Santa Izabel completa a centésima cirurgia robótica
O Hospital Santa Izabel completou a realização da centésima cirurgia robótica, pontuando um momento de grande relevância na área de saúde. O Santa Izabel foi o primeiro hospital baiano a realizar cirurgia com o uso do robô Da Vinci, equipamento avançado que permite realizar procedimentos menos invasivos e com mais precisão.
O marco de 100 cirurgias realizadas com o uso do robô Da Vinci aconteceu seis meses após a chegada do equipamento. “Este investimento possibilita mais soluções em saúde por meio de um equipamento tecnológico moderno, que evidencia o pioneirismo da Santa Casa quando se trata de novos e eficazes tratamentos e procedimentos cirúrgicos”, afirma Roberto Sá Menezes, provedor da Santa Casa da Bahia.
Além de ter marcado o início dos procedimentos desse porte na Bahia, o Da Vinci do Santa Izabel foi indutor de um incrível desenvolvimento profissional na saúde: para operar com o robô, a equipe médica precisou passar por um intenso treinamento de qualificação.
As operações com o robô impactaram ainda na produção científica, com a apresentação de dois trabalhos no Congresso Brasileiro de Enfermagem em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização, realizado recentemente em São Paulo.
Ideal para cirurgias que envolvam alto detalhamento anatômico ou realizadas em pequenos espaços e cavidades, o Da Vinci já foi utilizado no Santa Izabel em intervenções urológicas, torácicas, oncológicas, proctológicas e ginecológicas.