Santa Casa de Marília recebe certificação em Hemodinâmica
O Serviço de Hemodinâmica da Santa Casa de Marília deu um importante passo para a melhoria na qualidade dos serviços prestados aos pacientes da região. O serviço acaba de receber a Certificação por Distinção em Hemodinâmica, concedido pelo Instituto Qualisa de Gestão (IQG). A unidade é um hospital filantrópico regional de grande porte e referência para o Sistema Único de Saúde (SUS). Atua em especialidades e procedimentos de alta complexidade, como ortopedia e traumatologia, cirurgia cardíaca e hemodinâmica, neurocirurgia, oncologia e terapia renal substitutiva, inclusive com a realização de transplantes renais.
“A certificação era um desejo antigo da nossa área de Hemodinâmica. Sabemos das dificuldades da Santa Casa e, internamente, a cultura da qualidade e dos processos de trabalho não eram tão bem definidos. Sempre buscamos focar muito no aspecto técnico dos atendimentos, de tornar o serviço o melhor em termos de resultados para os pacientes. A certificação reforça essa importância para a qualidade e credibilidade de todo o processo”, revela o responsável técnico da Santa Casa, Pedro Beraldo de Andrade.
Os serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da Santa Casa de Marília passaram por uma última reformulação em novembro de 2006, quando teve início o atendimento qualificado 24 horas por dia, sete dias por semana. No entanto, Pedro destaca que o processo de certificação trouxe melhorias não só para a área, mas também para a instituição como um todo.
“Na primeira avaliação do IQG, eu já fui confrontado com uma realidade que me frustrou um pouco. Via um caminho muito árduo a ser percorrido dentro da instituição. Mas, ao mesmo tempo, o diagnóstico nos serviu de motivação para buscar algo a mais”, destaca. “Nós nos considerávamos uma ilha de serviços bem prestados dentro da instituição e não nos preocupávamos com nosso papel na instituição como um todo. Além do nosso resultado, percebemos a importância do foco no paciente e no desenvolvimento do seu tratamento dentro da Santa Casa”, destaca o médico.
“A partir de agora, vamos nos reunir para buscar a acreditação para a instituição. Iniciamos o processo e, ainda esse ano, queremos alcançar um patamar maior. Todo o trabalho com a certificação nos mostrou uma interação que não imaginávamos que seria tão motivador para todo o hospital, não só para a Hemodinâmica”, ressalta.
Pedro Beraldo por fim focou em ressaltar o impacto do trabalho realizado pela equipe do IQG. “Agradecemos aos avaliadores que trabalharam como verdadeiros agentes de transformação com nossa equipe. Me dei conta que é muito mais que apenas o papel, mas o importante trabalho dessas pessoas e seu impacto na equipe e na área da hemodinâmica.”