Sami anuncia novos executivos de Tecnologia, Operações e Comercial
Após anunciar a extensão do aporte de Series A que leva a startup a superar a casa dos R$ 201 milhões em investimento, a Sami, operadora de planos de saúde com foco em PMEs e profissionais liberais, anuncia importantes reforços que chegam do mercado para liderar suas equipes de tecnologia, operações e comercial.
Durante a pandemia, a Sami passou de cerca de 20 para quase 500 colaboradores, e entrou em 6 novas cidades de São Paulo em junho do ano passado. Segundo o cofundador e presidente da companhia, Vitor Asseituno, o objetivo da operadora de saúde é continuar crescendo rápido, inclusive triplicando o time de tecnologia em 2022.
“Queremos construir um time capaz de transformar o modelo de saúde e, para isso, buscamos os melhores nomes no mercado. Fazemos isso focando em encontrar profissionais que tenham o mesmo objetivo da Sami: democratizar o acesso à saúde de qualidade no Brasil”.
Novo Chief Technology Officer (CTO) – Alexandre Freire
Alexandre Freire é formado em Ciências da Computação pela Universidade de São Paulo (USP), com Mestrado em Metodologias Ágeis para desenvolvimento de softwares. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, Alexandre acumula experiências em empresas como Locaweb e Nubank, seu último trabalho, onde ocupou o cargo de Diretor Sênior de Engenharia, sendo responsável pela estratégia tecnológica e a execução de plataformas operacionais.
No Nubank, Freire liderou a integração com o Pix, a migração do aplicativo móvel para Flutter e também a migração da tecnologia da operação de cartão de crédito e empréstimos para uma plataforma proprietária de Banking as a Service quando o Banco Central permitiu ao NuBank a ser um banco de fato. Agora, na Sami, Alexandre chega para ocupar o cargo de Chief Technology Officer, abraçando o desafio da healthtech de oferecer soluções simplificadas, colocando sempre o paciente em primeiro lugar, dentro da plataforma tecnológica da startup. “A saúde é extremamente complexa e muito dependente de dados. A infeliz realidade do mercado de seguros é que as operadoras não sabem as doenças que os clientes têm, os médicos aos quais eles vão, a qualidade do atendimento que recebem. Fico muito feliz de entrar na Sami com a missão de mudar essa realidade montando um dos melhores times de tecnologia do mundo que, com dados e inteligência artificial, vai melhorar de fato a vida e a saúde das pessoas”.
Novo Diretor de Operações – Demetrios Christofidis
Demetrios é Bacharel em Ciência e Engenharia de Materiais pela USP. Acumula MBAs em Compliance, Governança Corporativa e Gerenciamento de Projetos pela Insper, Insead e FGV. Demetrios tem atuação em cargos de gestão e liderança há mais de 15 anos em empresas como Brasil Telecom, Votorantim S.A, Uber, GuiaBolso e mais recentemente, a Lime.
Na Uber, Demetrios foi General Manager; na Lime, era Diretor Sênior de Operações para Europa Ocidental, Ásia e América Latina. Agora, assume como novo Diretor de Operações. “Eu já participava da Sami desde 2020, como investidor no Series A, e com o crescimento rápido da companhia, faz muito sentido estar ainda mais perto. Eu fico muito feliz de me juntar à equipe e poder contribuir no crescimento e trazer aprendizados tanto da Uber quanto da Lime, que foram grandes experiências de rápida expansão e gestão de rede de operações complexas, com foco na experiência do cliente”.
Novo Head Comercial de B2B – Eduardo Scarpari
Eduardo Scarpari é formado em Administração pelo Insper, com MBA em finanças pelo Insper, Gestão de Produto/Marketing e Inovação pela FGV, além de Gestão de Pessoas pela Universitas Telefónica/Oxford (Barcelona). Sempre ocupando cargos de direção e gerência de produtos, marketing, financeiro e comercial, Eduardo tem mais de 15 anos de carreira em empresas de grande porte como Telefônica (Vivo), Neoway e, principalmente, Dasa, a maior rede de medicina diagnóstica da América Latina, onde atuava na vertical Dasa Empresas, braço de relacionamento corporativo e RHs.
Na Sami, Eduardo encontra novos horizontes para atuar no setor da saúde, buscando contribuir para o crescimento da operadora de saúde. “A Sami conseguiu reunir nesse primeiro ano de atividade várias inovações: o médico de família como figura central do cuidado, a telemedicina, o alinhamento de remuneração com hospitais, com interoperabilidade, sinistro e reajuste baixos. Outro fator importante é o relacionamento com as empresas por meio da venda direta sem corretoras. Para cuidar da jornada completa do cliente, a Sami hoje tem duas equipes de Relacionamento, uma focada na jornada administrativa, do RH, e outra focada no consumidor final, ambas suportando as empresas em diferentes dimensões, como a operacional, o bem-estar de seus colaboradores e a assistência médica a eles” – destaca Eduardo.
“Já estamos trazendo mais prevenção e cuidado para a vida das pessoas e seus familiares, promovendo mudanças reais na qualidade de vida. A Sami já provou que é possível consertar os dois lados dessa equação, a qualidade e o custo. Agora é hora de levarmos essa qualidade também para empresas maiores, que sofrem muito com atendimento ruim e com reajustes altos”, conclui Scarpari.