Grupo Sabin investe R$ 90 milhões em plataforma tecnológica para o NTO
O Grupo Sabin iniciou a implantação de uma plataforma tecnológica para o Núcleo Técnico Operacional (NTO) central, em Brasília (DF), um dos mais modernos do país. O projeto foi realizado em cocriação com a Roche Diagnóstica envolveu mais de 80 especialistas das duas empresas. O investimento de R$ 90 milhões tem o objetivo de aumento da eficiência operacional e capacidade produtiva na mesma planta que conta com 12 mil m². Além disso, a nova plataforma reduzirá o tempo de liberação dos resultados clínicos, bem como permitirá a redução de tubos e resíduos resultantes do processamento de amostras.
A principal função da plataforma é reduzir as etapas de manuseio dos tubos, de forma automatizada, o que permite elevar os níveis de segurança e qualidade do processo, além de melhorar a rastreabilidade das amostras. Desde o momento em que chegam ao NTO, na triagem (fase pré-analítica), até o armazenamento (etapa pós-analítica), os tubos circularão por esteiras conectadas a novas gerações de equipamentos, proporcionando a integração de ponta a ponta dos processos.
“Esse investimento faz parte de nosso planejamento estratégico de crescimento por meio de uma maior eficiência laboratorial e aumento da capacidade produtiva. De forma que, ao melhorar o tempo de liberação dos resultados, garantindo um alto padrão de qualidade e confiança, entregaremos um valor importante para a comunidade médica e clientes.”, reforça a presidente-executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla.
O projeto totalmente customizado conta com a primeira esteira vertical da Roche instalada no Brasil, que passa a fazer parte do NTO central do Sabin, na capital federal. Ela transporta as amostras por meio de passarelas transversais aéreas, que promovem maior integração e facilitam, inclusive, a circulação dos profissionais responsáveis pelas análises., otimizando o espaço e tornando os processos mais ágeis.
“Estamos muito felizes com a parceria, pois o projeto assegura mais qualidade, agilidade e segurança à medicina diagnóstica. É a alta tecnologia com gestão automatizada do início ao fim, que tem impactos positivos para o paciente, que contam com mais segurança em seus exames, e para o bem-estar dos colaboradores do Sabin, que terão fluxos de trabalhos mais eficientes”, ressalta Carlos Martins, presidente da Roche Diagnóstica no Brasil.
Eficiência e Sustentabilidade
Além de melhorar a eficiência dos processos produtivos, gerando mais valor para o negócio, a plataforma também contribui para a sustentabilidade ambiental.
Dentre os benefícios, a nova tecnologia implantada reduz a quantidade de tubos plásticos por amostra, contribuindo para a redução dos resíduos sólidos produzidos pela atividade.
Para além dos ganhos de eficiência operacional, Lídia Abdalla destaca que a iniciativa do NTO reflete os investimentos em estratégias e recursos visando a satisfação do cliente. “Essa modernização comprova que nossos valores estão presentes na operação, fortalecendo o compromisso com a geração de valor para os clientes e para o meio ambiente. Oferecemos uma jornada completa de cuidado com a saúde, mantendo as pessoas no centro da estratégia com eficiência e sustentabilidade.”