Com investimento de R$ 5 milhões, Sabin lança Centro de Saúde Digital

“Em um país onde a desigualdade social é uma realidade, poder democratizar e ampliar o acesso à saúde de qualidade para todos nos motivou a desenvolver este projeto, o Rita Saúde”, foi assim que a Presidente Executiva do Grupo Sabin, Lídia Abdalla, anunciou o lançamento do primeiro Centro de Saúde Digital do Brasil. Com investimento inicial de mais de R$ 5 milhões, o ecossistema foi desenvolvido dentro dos conceitos de saúde 5.0, com as pessoas no centro do cuidado.

A solução coordena de forma 100% digital a estratégia assistencial em que o acompanhamento do paciente acontece por meio de plataforma de telemedicina, integrada a registros de saúde, permitindo a interação da equipe médica durante toda a jornada de cuidados com a saúde. “Estamos falando de um ecossistema inovador que vai oferecer saúde de forma planejada, a partir de um modelo de assistência estruturado. Queremos tornar saúde de qualidade mais acessível para a população e contribuir também para a sustentabilidade do setor, por meio do impacto de seus resultados”, explica.

Lídia Abdalla, Presidente do Sabin, ecossistema inovador que vai oferecer saúde de forma planejada

No modelo apresentado pelo Grupo Sabin, o Centro conta também com a integração de um marketplace que oferece um ecossistema de saúde disponibilizando também consultas com especialistas focais, serviços de análises clínicas e diagnóstico por imagem, portfólio de vacinas, medicamentos e outros serviços, que são oferecidos por meio de sua rede própria e de parceiros da empresa. Nesse pilar os diversos elos da cadeia de saúde estão integrados. O modelo proposto não inclui serviços que compõe a atenção terciária, como hospitais.

O Rita Saúde contará com um modelo de financiamento diferenciado, que poderá ser executado de forma colaborativa pelos stakeholders (crowdfunding), pacientes e copatrocinadas por empresa ou iniciativas da sociedade civil, atendendo à proposta de ampliar acesso à saúde por meio de uma nova forma de custeio. “Rita Saúde não é um plano de saúde digital. Nossa proposta é preencher as lacunas da assistência à saúde oferecendo um modelo de negócios que atenda de forma eficiente e prática as necessidades de população. Para isso, buscamos outros modelos de custeio para impactar positivamente o maior número de pessoas.” Assim, o centro chega ao mercado para ser uma nova proposta de negócio em saúde, a partir da inclusão de integrações, desenvolvimento de novas funcionalidades e criação de carteira bancária digital para viabilizar seu formato de custeio.

Impacto e inovação em saúde

O Centro de Saúde Digital já nasce a partir de uma base de 60 mil clientes vinculados a projetos sociais do Grupo em uma plataforma estruturada nos pilares da medicina participativa, preventiva e preditiva. Por meio do serviço, é possível ter acesso a todo o ecossistema de saúde, onde o foco é o ganho coletivo. “Este é outro diferencial que trazemos ao setor. Não estamos falando apenas de um marketplace em saúde. Nossa proposta é oferecer também um serviço focado no cuidado coordenado,”, esclarece a Presidente.

A marca do Centro de Saúde Digital foi construída a partir da ideologia empresarial do Grupo, principalmente, no valor simplicidade, sendo fiel a sua história de estímulo ao empreendedorismo e protagonismo feminino da sociedade. “Rita é um nome conhecido em todo território nacional e conta a história de milhares de mulheres que se dedicam à saúde, como mães, enfermeiras, bioquímicas e, também, como a primeira médica do Brasil.”, destaca a executiva.